quinta-feira, 30 de maio de 2013

Novo Gol e Novo Voyage - Técnica

Ainda tem dúvidas sobre as novidades na linha 2013 do Novo Gol e do Novo Voyage? Conversamos com José Loureiro, gerente executivo de engenharia da Volkswagen, que detalha os novos recursos e tecnologias implementadas para a nova linha...

Avião com militares brasileiros sofre acidente no Haiti.

Avião com militares brasileiros sofre acidente no Haiti Thony Belizaire/AFPO Boeing 707 que levava mais de cem militares brasileiros, integrantes da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah), sofreu no domingo um acidente ao decolar no Aeroporto Internacional Toussaint Louverture, em Porto Príncipe, capital haitiana. Não houve vítimas, segundo informações de brasileiros que acompanharam o caso. Atualmente, a Minustah é comandada pelo Brasil.

A aeronave que sofreu o acidente serviu aos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. O avião não é mais utilizado pela Presidência da República.

As informações preliminares são que, na decolagem, uma das turbinas do avião explodiu. O piloto conseguiu manobrar e evitar um acidente mais grave. Mas, ao retornar à pista, o trem de pouso do avião quebrou. A área na qual fica o aeroporto da capital haitiana é densamente povoada.

Nissan diz que trará nova geração do Sentra no fim do ano.

Sedã reformulado foi lançado nos EUA em 2012.
Produzido no México, modelo ficou maior, porém mais leve.Nissan Sentra 2013 (Foto: Divulgação)A Nissan anunciou nesta quarta-feira (29) que vai trazer para o Brasil a sétima geração do sedã médio Sentra, lançado no ano passado nos Estados Unidos. O início das vendas é previsto para o fim do segundo semestre, diz a montadora japonesa.

O carro deverá ser importado do México, país com o qual o Brasil mantém acordo comercial que isenta as montadoras dos 35% de imposto de importação. Porém, uma revisão do acordo determinou um limite ao comércio de veículos entre os dois países, e cada montadora tem uma cota pré-determinada. Além do Sentra, a Nissan traz do México o March, o Tiida e oVersa.No fim do mês passado, o internauta Hesley Rodrigues Lima flagrou o sedã rodando em Palmas e enviou as fotos do VC no AutoEsporte.
Maior, porém mais leve
A nova geração do sedã foi revelada durante o Salão de Pequim 2012, chegando aos mercados norte-americano e mexicano logo em seguida. Além da completa reformulação visual, o Sentra ficou maior, com 4,62 m de comprimento e 2,70 m de entre-eixos – medidas que correspondem a 15 mm e 58 mm, respectivamente, a mais em relação ao antigo modelo. Também mais baixo e estreito, o sedã ficou ainda 70 kg mais leve, segundo a Nissan.
Visualmente, o novo Sentra ganhou contornos mais arredondados, que remetem ao sedã maior Altima, já confirmado para o mercado nacional. Na traseira, destaque para as lanternas compostas por LEDs.
Quanto à motorização, o Sentra 2013 usa, lá fora, um novo motor 1.8 de 130 cv acoplado a uma transmissão CVT – por aqui, o bloco é de 2 litros (143 cv), com opções de transmissão CVT ou manual, de seis marchas. A filial brasileira não divulgou a configuração que será importada para o Brasil.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Família A320 ultrapassa a marca de 50 milhões de voos.

A Airbus celebrou este mês um importante marco atingido pela família de aeronaves A320 (composta pelos A318, A319, A320 e A321), quando foi superada a marca de 50 milhões de voos realizados desde a entrada em operação do primeiro A320 no ano de 1988.
“Um dos nossos aviões da família A320 decola a cada seis segundos em algum lugar no mundo e eles já transportaram mais de cinco bilhões de pessoas, o que é uma grande conquista”, disse o COO para Clientes da Airbus, John Leahy. “Nós estamos investindo no mínimo US$ 120 milhões por ano na família A320 para mantê-la como a família mais moderna e eficiente do mundo e que continuará a aproximar as pessoas pelas décadas por vir.”
Atualmente os A320 estão estabelecidos como um dos líderes de mercado em todas as regiões do mundo, exibindo cerca de 250 diferentes padrões de pintura dos seus operadores.
Ao todo a família supera a marca de 6.500 aviões vendidos, dos quais 4.300 já entregues nos 22 anos em que se encontra em operação.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

MAP faz voo inaugural para Parintins.

Aproveitando a isenção fiscal e os subsídios federais que vão estimular linhas regionais, a Manaus Aerotáxi Participações (MAP) anunciou para a próxima segunda-feira (4) o início de suas operações na malha regional, onde pretende abranger inicialmente o município de Parintins, a 369 quilômetros da capital.

Com investimentos estimados na ordem de R$ 20 milhões e uma proposta de gerar inicialmente 200 empregos diretos e 400 indiretos, a chegada da empresa, segundo o diretor-presidente da empresa, Marcos Pacheco, deverá diluir a concorrência do setor de aviação regional local, ampliando os negócios para os principais municípios amazonenses.

Pacheco explicou que a escolha por Parintins decorreu após uma pesquisa de mercado, na qual os técnicos da empresa fizeram inspeções em cidades de interesse e obtiveram resultados promissores em termos de retorno dos investimentos.

“Todas as licenças foram homologadas pela Anac [Agência Nacional de Aviação Civil], que nos autorizou os horários, frequências e tarifas. Agora, iremos disponibilizar as reservas e vendas online, além de divulgar a malha aérea inicial”, disse Pacheco.

Para efetivar a nova rota, a empresa já adquiriu duas aeronaves, mas no projeto de investimentos está prevista a aquisição de mais duas aeronaves. O voo inaugural da deverá sair às 18h, retornando às 19h30.

Embora tenha preferido não divulgar as possíveis novas rotas, o diretor-presidente deu a entender que entre as possibilidades estão a interligação de Manaus com Boca do Acre, Lábrea, Itaituba ou São Gabriel da Cachoeira, dependendo da liberação da Anac.

“Com apoio das autoridades municipais, estaduais e federais, esperamos ampliar brevemente nossa malha aérea, melhorando a qualidade de vida, gerando oportunidade e crescimento das cidades do interior do Estado”, disse.

Leia a conversa dos pilotos do Legacy no momento da colisão com a gol 1907.

Leia parte da a transcrição do diálogo que os pilotos Joseph Lepore e Jan Paladino travaram no momento em que, no comando de um Legacy, bateram em um Boeing da Gol, em setembro passado. O segundo trecho ocorreu depois que o Legacy realizou um pouso de emergência, na serra do Cachimbo.

A conversa será divulgada com exclusividade em reportagem da colunista da Folha de S.Paulo Eliane Cantanhêde, na edição deste domingo (exclusivo para assinantes).

Não há definição de nomes. Eles são chamados de Hot 1 e Hot 2 (os pilotos). Há ainda Hot 3, Hot 4 e CAM.

As conversas foram feitas em inglês, degravadas pelo NTSB (National Transportation Safety Board), de Washington, e constam das investigações. Os horários citados são GMT (Greenwich Mean Time), usados pela aviação internacional.

Momento da colisão

19:56:54.0
(Som de impacto). Uh. Oh.
19:56:56.1
CAM - Piloto automático.
Hot 1 - Que diabos foi isso?
Hot 2 - Tudo bem, somente pilote o avião, cara.
CAM - Som metálico três vezes.
Hot 2 - Somente pilote o avião.
19:57:34.7
CAM - Nós perdemos o winglet.
Hot 1 - Perdemos? De onde veio a porra?
Hot 2 - Tudo bem, nós estamos descendo. Declarando emergência. Senta.

Após o pouso

Hot 1 - Eu não sei que inferno. Se nós batemos num avião, há outro avião com problemas lá em cima.
Hot 1 - É com isso que eu estava preocupado. Eu não queria. Nós estávamos a 37 mil pés e eu estava no processo de tentar comunicação. Lá não tem porra nenhuma, nada.
Hot 2 - E daí se nós batemos em alguém? Eu quero dizer, nós estávamos na altitude apropriada.

Queda de Boeing da Gol completa seis meses sem respostas. Há exatamente seis meses, um jato Legacy que realizava seu primeiro vôo bateu em um Boeing 737/800 da Gol em pleno vôo. O jato conseguiu pousar na base da Aeronáutica na serra do Cachimbo (PA), e os sete ocupantes não sofreram ferimentos. Os 154 ocupantes do Boeing --que fazia o vôo 1907-- caíram na selva, no lado mato-grossense da divisa, e morreram, transformando a colisão no maior acidente aéreo do país.


O vôo saiu de Manaus em 29 de setembro, com destino ao Rio e escala em Brasília.

Nesta quinta-feira, na catedral de Brasília, parentes das vítimas realizam uma missa em homenagem aos mortos, organizada pela associação formada pelos parentes depois do acidentes. "Nossos parentes, é claro, não vão voltar. Queremos só que os culpados sejam punidos", diz Jorge André Cavalcante, que preside a associação.

A principal queixa dos parentes das vítimas é em relação à falta de informações das autoridades que investigam o caso. As investigações da Polícia Federal começaram dias depois da queda, antes mesmo de a Justiça definir se o inquérito caberia à PF ou à Polícia Civil.

Em janeiro, o STJ (Superior Tribunal de Justiça), decidiu pelo sigilo das investigações, mas segundo Cavalcante, o Ministério Público já deu um parecer a favor da divulgação das informações. "Eles não nos passam nada, mas deram informações para a defesa dos americanos", afirma Cavalcante.

Indiciamento

Os americanos são Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, piloto e co-piloto do Legacy --da empresa de táxi aéreo americana ExcelAire--, indiciados por expor a aeronave que pilotavam a perigo. As investigações da Aeronáutica indicaram que o transponder, o TCAS (sistema anti-colisão) e o rádio do Legacy estavam em perfeito estado, mas inoperantes --o motivo é investigado. O transponder aciona o TCAS, que avisa os pilotos, visual e sonoramente, em caso de aproximação perigosa de qualquer objeto.

Antes do indiciamento, eles tiveram os passaportes retidos e não puderam deixar o país por cerca de dois meses. O repórter do jornal americano "The New York Times", Joe Sharkey, que também estava no Legacy, disse que estranhou a "detenção dos americanos" e elogiou os pilotos.

"Tudo o que pude ver e tudo o que eu sabia era que parte da asa não existia mais. Surpreendentemente, ninguém entrou em pânico. Os pilotos começaram calmamente a procurar o aeroporto mais próximo em seus mapas e controles", disse dias depois da colisão.

Ao contrário do jornalista, que elogiou a atuação dos pilotos, as investigações da PF apontaram para falhas tanto dos pilotos quanto dos controladores de tráfego aéreo. Na época, o delegado Renato Sayão disse que o acidente ocorreu devido a vários "vetores causais". Já o Ministério Público Militar isentou os controladores de culpa pelo acidente.

Crise aérea

Após o acidente, uma série de fatores levou a uma crise aérea no país. No final do ano passado, o setor enfrentou seqüências de atrasos e cancelamentos de vôos.

Inicialmente, os problemas foram causados pela operação-padrão dos controladores de tráfego aéreo, que restabeleceram à força parâmetros internacionais de segurança. O Cindacta-1 sofreu com a falta de controladores, devido ao afastamento de alguns para as investigações sobre a queda do Boeing da Gol, ocorrido em setembro.

Depois, falhas em equipamentos também contribuíram para aumentar a espera nos aeroportos.

Neste mês, o mau tempo em São Paulo --que interrompeu as operações em Congonhas (zona sul)-- e até um cachorro na pista do aeroporto, no dia seguinte, desencadearam um novo apagão aéreo, que afetou outros aeroportos no país. O dia 19 foi o dia mais difícil para os passageiros. Na ocasião, 29% dos vôos atrasaram, ao longo do dia.

A partir do dia 25, o nevoeiro interrompeu as operações no aeroporto internacional de São Paulo, em Cumbica, Guarulhos (região metropolitana), por três dias seguidos. O problema foi causado pelo não-funcionamento de um equipamento que auxilia as operações em ocasiões de baixa visibilidade (ILS). Atingido por um raio em 25 de fevereiro, o equipamento foi consertado, mas demorou para ser liberado.

O ministro da Defesa, Waldir Pires, determinou à Infraero a abertura de uma sindicância para apurar a demora no conserto e na liberação do equipamento. Pires ameaça punir com a demissão os responsáveis pelos atrasos.

Manaus

No mesmo dia em que o acidente com o avião da Gol completa seis meses, passageiros enfrentam problemas no aeroporto internacional Eduardo Gomes, em Manaus (AM). A Infraero (estatal que administra os aeroportos) afirma que as operações foram prejudicadas por um procedimento adotado pelos controladores de tráfego aéreo do Cindacta-4 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo) --sem informar o motivo do procedimento. 

A Aeronáutica, por meio do setor de Comunicação Social, negou que tenha ocorrido a chamada "greve branca" ou operação-padrão por parte dos controladores. Afirmou que, devido ao grande volume de tráfego aéreo na região, os profissionais foram obrigados a adotar o chamado controle de fluxo --com maior espaçamento entre os aviões. Ao menos seis vôos ficaram sem autorização para decolar, o que causou atrasos de até seis horas.

Meio século de Jon Bon Jovi, "o melhor cabelo do rock".

Jon Bon Jovi e seus cabelos, em diferentes fasesAno do Tigre no horóscopo chinês, 1962 marcou o lançamento do primeiro single dos Beatles, “Please, please me”, em outubro, entre outras coisas. E hoje, dia 2 de março, há exatos 50 anos, nascia John Francis Bongiovi Jr., sim, um daqueles casos, como Sade, onde o nome do (a) vocalista é também o nome da banda. Pop, rock, country, farofa, poser, você pode chamá-los do que quiser. Depois de 130 milhões de álbuns vendidos, quem se importa... Mas, na dúvida, você pode chamá-los simplesmente de... sucesso!
Jon Bon Jovi é uma figura. Parece que anda meio aborrecido por ainda (eu disse  “ainda”) não ter sido indicado para o Rock’n’Roll Hall of Fame da revista "Rolling Stone". Imagino suas rugas de preocupação.  Bem, não se pode ter tudo... Jon é um alvo fácil. Talvez a melhor definição que tenha ouvido dele tenha sido “o melhor cabelo do rock”.
Olha, eu não sei quantos anos você tem, mas, caso não saiba, o cabelo sempre teve uma enorme importância no rock’n’roll! Ok, você acha que estou de sacanagem. Acompanhe meu raciocínio. Beatles (again), suas indefectíveis franjinhas (Pete Best não tinha uma e veja só o que aconteceu...). Little Richard e seu cabelo “pompadour”.  Os cabelos na cintura dos hippies (já viu “Hair”?). O moicano dos punks. Os skinheads (autoexplicativo). Quer mais? Robert Plant do Led Zeppelin. As meninas do B-52’s. Os Flock of Seagulls (dá um Google). Os mullet do RPM (ops!). Enfim, ser chamado de melhor cabelo do rock não é pouca coisa. Ainda mais nos anos 80, a era dos cabelossauros do Poison, Whitesnake, Twisted Sisters e outras aberrações capilares. Mas, folículos à parte, Jon forjou sua lenda firmemente enraizado na cultura americana.Misto de James Dean, Robert Redford, Marylin Monroe e Wanderléa (hahaha não resisti), Jon é um tipo de Justin Bieber dos anos 80. Talentoso, determinado, faria sucesso com ou sem a banda. Mas vive o sonho dourado do rock à todo vapor. Pra quem não sabe, é casado há quase 30 anos com a mesma mulher, Dorothea, professora de caratê (uia!), e é absolutamente obcecado por trabalho. Fomos da mesma gravadora por dez anos. Esteve no Faustão. Quer mais obcecado que isto? Disciplinado, focado, segue rigorosamente a cartilha do rockstar. Fez filmes, causas sociais, esportes etc. Eu brindo à isso!
E brindamos todos, hoje, aos 50 do ídolo! Como diria Raul Gil, eu tiro meu chapéu para Jon Bon Jovi! Parabéns, moleque!

domingo, 26 de maio de 2013

MAYDAY! Desastres aéreos - Piloto Vs. Aeronave (DUBLADO)

No dia 26 de Junho de 1988, o voo 296 da Air France prepara-se para a descolagem. Trata-se de um Airbus A-320, o avião de passageiros mais sofisticado do mundo e está prestes a partir na sua primeira viagem com passageiros e na sua primeira demonstração pública. O avião vai até à mostra aérea de Habsheim, onde os pilotos tencionavam fazer um impressionante voo rasante. Mas, ao pôr-se em posição no pequeno aeroporto, a mostra acaba de forma desastrosa.

TAM anuncia Claudia Sender como nova presidente da aérea.

Presidente da holding, Marco Bologna, acumulava o cargo desde 2012.

Executiva de 38 anos trabalhou na Whirlpool e está na TAM desde 2011. TAM Linhas Aéreas anunciou que Claudia Sender, vice-presidente da unidade de negócios doméstica Brasil, irá assumir a presidência da companhia aérea a partir desta quinta-feira (23). A executiva substituirá Marco Antonio Bologna, que permanecerá na empresa como presidente da holding TAM S.A, cargo que já ocupava.

Bologna acumulava os dois cargos desde fevereiro de 2012.

"As funções voltam a ser divididas para que a executiva se dedique integralmente às operações aéreas de passageiros no território brasileiro, enquanto o presidente da TAM S.A. poderá se concentrar na consolidação da fusão com a LAN, nas relações institucionais da empresa e do Grupo LATAM Airlines no Brasil e na representação da gestão brasileira no Grupo LATAM Airlines", informa a companhia em comunicado.

A executiva tem 38 anos e está na companhia desde 15 de dezembro de 2011. Antes da TAM, Claudia Sender havia sido vice-presidente de Marketing da Whirlpool (fabricante das marcas Brastemp e Consul), empresa na qual atuou por sete anos.

Engenheira química formada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), ela tem MBA pela Harvard Business School e desenvolveu boa parte de sua carreira no setor de bens de consumo, atuando em marketing e planejamento estratégico.

“Os expressivos resultados da Claudia em geração de valor e foco no consumidor nas empresas onde trabalhou e, principalmente, os resultados alcançados na condução dos negócios da TAM no mercado brasileiro e sua capacidade de formar e liderar equipes a credenciam para a tarefa de atender a milhões de clientes e contribuir para universalizar ainda mais as viagens aéreas neste que é o terceiro maior mercado doméstico do mundo”, disse Bologna, no comunicado.

A holding TAM S.A é empresa controladora da TAM Linhas Aéreas, da TAM Airlines no Paraguai e da Multiplus. A holding inclui ainda a TAM Viagens, a TAM Cargo e a empresa de programas de fidelidade Multiplus.

Desde junho de 2012, a companhia faz parte da holding LATAM Airlines Group, maior companhia aérea da América Latina, resultado da fusão entre a TAM e a chilena LAN.

sábado, 25 de maio de 2013

Santos aceita vender Neymar, e craque decidirá entre Real e Barça.

Neymar na Vila Belmiro (Foto: Marcelo Hazan)Depois de uma sexta-feira de intensas negociações, Neymar deixou a Vila Belmiro por volta das 0h30 deste sábado sem uma definição sobre seu futuro. Como o Santos já anunciou estar de acordo com os valores oferecidos tanto pelo Barcelona como pelo Real Madrid, cabe ao atacante definir qual dos gigantes espanhóis vai defender pelas próximas temporadas.
- Vou decidir com a minha família. Não tenho pressa. A decisão pode sair em 5 minutos, meia hora ou três dias - disse Neymar.
- Este é o momento mais feliz da minha vida. É motivo de orgulho para mim - emendou, ao ser questionado sobre o interesse dos dois gigantes espanhóis.A proposta do Real Madrid é de 35 milhões de euros, cerca de R$ 92 milhões. A oferta do Barcelona é inferior - 28 milhões de euros, pouco mais de R$ 74 milhões, mais a renda de dois amistosos, um na Espanha e outro no Brasil. O salário anual oferecido pelo Real é de 11 milhões de euros (R$ 29 milhões), contra 7 milhões de euros do Barça (R$ 18,5 milhões), mas no clube catalão o atacante poderia manter os ganhos com publicidade, enquanto no rival da capital espanhola ele teria de abrir mão de uma parte.
O vice-presidente do Santos, Odílio Rodrigues, disse que as ofertas "são semelhantes". Ele confirmou, porém, que há um "acordo de cavalheiros" entre o atacante e o Barcelona, "feito já há algum tempo". Odílio indica, assim, que Neymar, de fato, tem predileção pelo Barça, mas que o assédio do Real Madrid veio forte a ponto de fazer com que o atacante pedisse "um tempo" antes de divulgar sua decisão.
- Foi dito na reunião que eles (Neymar e Barcelona) tinham um acordo verbal, de cavalheiros, que, se ele saísse do Santos em 2014, iria para o Barcelona. Nada de contrato assinado. Disseram também que não recebeu dinheiro antecipado, e o Barcelona também nega que pagou. A gente acredita neles - disse Odílio.
- Ele (Neymar) também tem o desejo de sair neste momento, acha importante. Achamos que está chegando o momento dessa saída. O Santos tentou desde o início renovar o contrato além de 2014. Não conseguimos. As propostas dos europeus são maiores e nenhum time brasileiro consegue competir. O jogador tem interesse em sair nesse momento, agora ele escolhe o clube - emendou o dirigente santista.Vale lembrar que os direitos econômicos de Neymar estão divididos entre Santos (55%), DIS (40%) e Terceira Estrela Investimentos S/A (5%). O contrato vai até julho de 2014. Ou seja: a atual janela de transferências é a última oportunidade de o Peixe faturar com a venda de Neymar. Se não vendê-lo agora, o clube não será ressarcido pela saída do jogador, ao fim de seu vínculo contratual.
- O Santos fez um parceria muito bem sucedida com o Neymar, essa parceria foi vitoriosa. A saída do Neymar iria acontecer um dia. Entendemos que foi muito boa a permanência do Neymar, foi muito acertada a decisão de mantê-lo aqui. Temos de entender que nesse momento é a vontade do jogador e não temos como resistir a isso - disse Odílio RodriguesEm reunião com os representantes do Comitê de Gestão do Santos FC, o atacante Neymar Jr. tomou ciência das propostas recebidas pelo clube e deve analisá-las nos próximos dias, antes de tomar uma decisão definitiva.
Na terça-feira, Neymar se apresenta à seleção brasileira para a disputa da Copa das Confederações. O Santos já articula um jogo de despedida dele da Vila Belmiro, depois da competição.

Gol pede à Anac ampliação da operação em Viracopos.

A companhia aérea Gol enviou solicitação formal à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para ampliar a sua operação no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). A companhia prevê o início das seis novas frequências para 1° de setembro, sendo uma para Brasília e cinco para Santos Dumont, no Rio."Com o projeto de expansão do aeroporto de Campinas, identificamos uma oportunidade de crescimento da companhia na região, absorvendo a demanda de cidades como Limeira, Jundiaí, Piracicaba, Itu, Sorocaba, entre outras", afirmou Eduardo Bernardes, diretor comercial da Gol, por meio de comunicado ao mercado disponível na Companhia de Valores Mobiliários (CVM).
"Nossa proposta não é levar passageiros de São Paulo para embarcar via Viracopos, e sim, disponibilizar toda a malha da companhia e de suas parceiras para clientes de Campinas e região. Para isso, iremos oferecer ônibus partindo de algumas das cidades próximas, facilitando a chegada ao aeroporto."
Hoje, clientes da Gol podem embarcar de Campinas para Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Galeão (R J) e demais destinos Gol fazendo conexão.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Avião é escoltado por caças britânicos após suposta ameaça.

Avião paquistanês interceptado / ReutersDois homens foram presos nesta sexta-feira depois que caças da Força Aérea britânica escoltaram um avião de passageiros que havia partido do Paquistão com o destino ao Reino Unido.
Assim que a aeronave pousou, policiais embarcaram no voo PK709 da Pakistan International Airlines (PIA), que deveria pousar em Manchester, mas foi desviado para o aeroporto de Stansted, em Londres.

Um porta-voz da companhia aérea paquistanesa afirmou que todos os passageiros a bordo deixaram a aeronave em segurança.Os dois homens, de 30 e 41 anos, são suspeitos de colocar a aeronave em risco, segundo a polícia de Essex.
O avião saiu de Lahore, capital da província de Punjab, no nordeste do Paquistão, às 9h35 locais (1h35 de Brasília). A aeronave deveria chegar em Manchester às 10h (14h de Brasília).
A PIA informou que havia 308 passageiros a bordo, além de 14 tripulantes, incluindo os pilotos, de nacionalidades paquistanesas e britânicas.
O correspondente de Defesa da BBC, Jonathan Beale, disse que há indícios de uma ameaça durante o voo, com algum tipo de arma ou bomba – embora a suspeita ainda não tenha sido confirmada pelas autoridades.

Sinal de emergência

Um passageiro afirmou à BBC que o piloto teria comunicado aos ocupantes do voo que as ameaças eram reais.
O aeroporto de Stansted disse que o comandante da aeronave também alertou as autoridades sobre o incidente, mas não explicou o episódio em detalhes.
Um porta-voz do aeroporto afirmou que os passageiros foram retirados da aeronave logo após o pouso.
"Eles serão encaminhados a um local no aeroporto onde a polícia colherá depoimentos", disse o porta-voz. "Em algum momento, a polícia e a companhia aérea vão cuidar do transporte dos passageiros a Manchester."
Mashhood Tajwar, porta-voz da Pakistan International Airlines (PIA), informou que o incidente foi seguido por uma comunicação ao controle de tráfego aéreo.
Segundo Tajwar, de 20 a 30 minutos antes do pouso, a informação recebida pelo controle de tráfego aéreo em Manchester indicava que havia algum tipo de "ameaça à segurança".
"No entanto, ainda não temos certeza do real motivo da comunicação", acrescentou.
"Houve certamente um incidente significativo, no entanto, o fato de os caças terem escoltado o avião não é atípico", disse à BBC Philip Baum, consultor da Aviation Security International.
"Essa decisão normalmente é tomada quando há uma suspeita de bomba, quando há um sequestro, quando um código do transponder é digitado incorretamente ou se a aeronave não consegue se comunicar com a torre de controle", acrescentou Baum.
"Porém, às vezes, o resultado não passa de um passageiro indisciplinado a bordo."
"O que é interessante neste caso é que a aeronave estava a 10 minutos do pouso – segundo os relatos iniciais – quando foi desviada para o Stansted. Essa mudança não é comum e pode ser evidência de que algo sério tenha acontecido."

ingressos para show de Bon Jovi com Nickelback vão de R$ 180 a R$ 680.

Os ingressos para o show que a banda Bon Jovi fará em São Paulo no dia 21 de setembro, um dia depois do grupo se apresentar no Rock in Rio, vão de R$ 180 a R$ 680. 
O público poderá adquirir os ingressos partir de 00h01 do dia 21 de maio no sitewww.livepass.com.br.
Na capital paulista, Jon Bon Jovi e sua trupe vão apresentar no Estádio do Morumbi a turnê "Because We Can - The Tour", que inclui antigos sucessos da banda, além de canções do novo álbum, "What About Now", lançado em março. O grupo Nickelback será convidado especial da apresentação.
Serviço
Bon Jovi e Nickelback
Quando:
 21 de setembro de 2013 (sábado). Horário de abertura dos portões: 16h; horário do show: 18h30
Onde: Estádio do Morumbi - Praça Roberto Gomes Pedrosa, s/n
Classificação etária: 14 anos
Quanto:
Pista Premium: R$ 680 (inteira) e R$ 340 (meia)
Pista: R$ 300 (inteira) e R$ 150 (meia)
Arquibancada A: R$ 240 (inteira) e R$ 120 (meia)
Arquibancada B1: R$ 240 (inteira) e R$ 120 (meia)
Arquibancada B2: R$ 240 (inteira) e R$ 120 (meia)
Arquibancada C: R$ 180 (inteira) e R$ 90 (meia)
Cadeira Coberta A: R$ 400 (inteira) e R$ 200 (meia)
Cadeira Coberta B: R$ 400 (inteira) e R$ 200 (meia)
Cadeira Coberta C: R$ 400 (inteira) e R$ 200 (meia)
Cadeira Premium C: R$ 400 (inteira) e R$ 200 (meia)
Cadeira Inferior A: R$ 350 (inteira) e R$ 175 (meia)
Cadeira Inferior B: R$ 350 (inteira) e R$ 175 (meia)

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Scania vende lote de 42 unidades do F 250 para a transportadora paulista Jundiá.

O primeiro grande lote de chassis F 250 4×2, da nova linha de motores dianteiros da Scania, foi adquirido pela Jundiá Transportadora Turística, de Sorocaba (SP). A operadora adquiriu 42 unidades do F 250 para renovação das frotas que atuam em Mairinque e Itapeva, cidades também do interior de São Paulo. Os veículos já estãoem operação. Foi a primeira compra de chassis Scania pela empresa.
“Optamos pelo F 250 da Scania após comprovarmos a sua robustez. Fizemos um investimento de R$ 12 milhões com a certeza de que a rentabilidade será outro destaque do modelo”, diz André Luis Abi Chedid, diretor da Jundiá. “Sem dúvida, são os ônibus mais completos e confortáveis que já entregamos para os passageiros de Mairinque e Itapeva.”
A Jundiá dividiu o lote de 42 unidades pelas duas cidades. Para Mairinque foram destinados 26 modelos, que já estão em operação desde o último dia 1º de maio. Eles cumprem 37 linhas diárias, que atingem um volume de cerca de 250 mil passageiros transportados por mês, e cada um deverá rodar 7 mil quilômetros mensais.
Em Itapeva, atuam os outros 16 veículos desde fevereiro deste ano. Por mês e Individualmente levam uma média de 200 mil passageiros por meio de 22 linhas e rodam 8.500 quilômetros. A operadora trabalha desde 1994 em Mairinque e ganhou a concessão do transporte público de Itapeva em 2012. Todos os ônibus possuem carrocerias Neobus Mega de12,5 metros, com capacidade para 87 passageiros, sendo 46 de lugares sentados.
“É um orgulho para a Scania ter vendido o primeiro grande lote do F 250 4×2 para uma operadora do tamanho da Jundiá. Estamos debutando nesta companhia e vamos deixar este cliente plenamente satisfeito com nossas soluções completas para o transporte de passageiros”, afirma Wilson Pereira, gerente executivo de Vendas de Ônibus da Scania do Brasil. “A nova linha de motores dianteiros da Scania está fazendo cada vez mais sucesso e é nossa maior aposta para o mercado em 2013.”

Chevrolet lançará Camaro ZL1 conversível no Salão de Los Angeles.

A Chevrolet prepara o lançamento do novo Camaro ZL1 conversível para o próximo Salão de Los Angeles, em novembro. De acordo com a marca americana, este será o modelo com capota mais potente que a Chevolet já produziu. Utilizando a mesma base do Camaro ZL1 tradicional, o modelo conversível virá equipado com motor V8 de 6,2 litros, que alcança 588 cv de potência e 76,8 mkgf de torque.Além da capota, esta nova versão recebeu reforços em sua estrutura para evitar ruídos e vibrações, características de automóveis conversíveis. As duas versões do ZL1 chegam ao mercado americano no próximo ano, a tradicional no início de 2012 e a conversível posteriormente. Os valores ainda não foram divulgados.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

SPMAR recebe aprovação das Licenças Ambientais dos três últimos lotes do trecho leste do Rodoanel Mário Covas.

A concessionária SPMAR, responsável pela construção do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas, recebeu da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), na última sexta-feira (17), as Licenças Ambientais de Instalação para construção dos lotes 8, 9 e 10.  O trecho liberado corresponde a aproximadamente 10 km da via, entre as cidades de Itaquaquecetuba e Arujá.
No lote 8, localizado em Itaquaquecetuba, serão construídos o viaduto e as alças de acesso que ligarão o Rodoanel à Rodovia Ayrton Senna (SP 070). O trecho ainda terá a  construção das pistas sobre a região do Itaquareia.
O lote 9 compreende um trecho de mais de quatro quilômetros localizado entre as rodovias Ayrton Senna e Presidente Dutra, nas cidades de Itaquaquecetuba e Arujá. Nesta etapa serão realizados trabalhos de supressão vegetal e terraplanagem para a construção de duas pistas.
No lote, o 10, localizado em Arujá, será feito o viaduto e as alça de acesso que ligarão o Trecho Leste do Rodoanel à Rodovia Presidente Dutra (BR-116), até o encontro com as obras do trecho norte do Rodoanel.
Com estas liberações, o trecho leste do Rodoanel atinge 100% do traçado autorizado para construção, que já está com 48 frentes de obra em andamento.

ANP vive clima divisão entre técnicos e diretoria.

anp punicao_pietro_220513Quem já está no mercado de biodiesel há algum tempo deve ter tido uma sensação de déjà vu quando o colunista da revista Época, Felipe Patury, publicou uma nota informando que a diretoria da ANP havia anulado um auto de infração que poderia render à petroleira OGX – joia da coroa do poderoso Eike Batista –, uma multa que poderia chegar a R$ 15 milhões. De quebra, a agência também havia punido o funcionário responsável por lavrar o documento, o especialista em regulação Pietro Adamo Sampaio Mendes.

O caso rapidamente ganhou contornos de escândalo à medida em que o caso se desenvolvia. A ANP acusou Mendes de exceder os limites de sua competência, enquanto o servidor reclamou de perseguições descabidas por simplesmente ter feito seu trabalho de forma zelosa.

19º Leilão
Essa não é a primeira vez que Mendes e a autarquia do Governo Federal se envolvem nesse tipo de situação. Em setembro de 2010, ele foi o responsável por desabilitar a Fiagril depois de ter flagrado erros primários na documentação apresentada pela usina mato-grossense durante o processo de habilitação para o 19º Leilão de Biodiesel – a usina havia preenchido os documentos com o CNPJ errado. A decisão do funcionário irritou a diretoria da agência que, no fim das contas, não somente permitiu que a Fiagril concorresse como ainda afastou o servidor de seu cargo.

Mendes precisou recorrer à justiça para reverter essa punição e salvar sua carreira.

O que torna o caso particularmente problemático é que tudo indica que o servidor não cometeu nenhum erro. Umlevantamento feito por BiodieselBR.com, na época em que o caso veio à tona, mostrou que erros similares aconteceram nos leilões 17, 18, 19 e 20. No cômputo final, usinas que nem poderiam ter concorrido faturaram R$ 333,5 milhões.

Enrosco burocrático
O caso atual é igualmente complicado e está assentado sobre minúcias do funcionamento interno da ANP. A alegação da agência é que o Mendes abusou de suas prerrogativas e atropelou a cadeia de comando da Superintendência de Segurança e Meio Ambiente (SSM), ao lavrar o auto de infração contra a OGX, mesmo depois do superintendente da área, Raphael Neves Moura, ter designado outro servidor para cuidar da questão.

Em entrevista à BiodieselBR.com, Mendes conta uma história bem diferente. De acordo com o servidor, o despacho em questão foi encaminhado diretamente a ele pela superintendente adjunta de Segurança Operacional e Meio Ambiente, Caroline Marques, em novembro passado. Tratava-se de um pedido feito pela OGX para que uma de suas plataformas fosse dispensada da instalação de uma válvula de segurança. Contudo, como a documentação enviada inicialmente foi considerada incompleta (faltava precisamente a análise que deveria comprovar que os riscos de operar a plataforma sem o equipamento haviam sido mitigados de alguma outra forma), o processo foi encaminhado de volta à petroleira, que teve, pelo menos, mais três meses para colocar a papelada em ordem.

Acontece que, quando o processo retornou para suas mãos em fevereiro, Mendes avaliou que as informações adicionadas ainda eram insuficientes. Por isso, ele elaborou o auto de infração e o despachou para Raphael Moura que teria a prerrogativa de conduzir o processo a partir daí e decidir se a empresa seria ou não multada.

Foi nesse ponto que a situação começou a sair dos trilhos e virou uma bola de neve. Mendes foi colocado à disposição da Superintendência de Recursos Humanos (SRH) – sendo informado que poderia ser transferido do Rio de Janeiro para a Região Norte – e, ainda, teve o nome publicado numa nota surpreendentemente áspera que a ANP veiculou através de seu website. Veja a nota na íntegra aqui, direto no site da ANP.

“Não consigo entender o porquê disso. Um auto de infração é uma coisa de rotina, sem nada de especial. Outras empresas já passaram pela mesma situação e não houve algo parecido, até porque o auto não é final, ele admite defesa. No meu entender eu só fiz o meu trabalho e isso não é motivo para que alguém seja punido”, resigna-se Mendes.

Não para por aí. De acordo com um relato do caso publicado pela Associação dos Servidores da ANP (Asanp), nos bastidores, Mendes teria sido pressionado de diversas formas para se retratar publicamente. Segundo a Asanp, um segundo servidor, que teria saído em defesa de Pietro em uma reunião com a diretoria da agência sobre o assunto, chegou a tomar uma descompostura da própria diretora-geral do órgão, Magda Chambriard, que teria perguntado se era amigo ou parente de Mendes para estar defendendo-o.

“O clima é de comoção”, define o presidente da Asanp, Claudio Rocha ao ser questionado sobre como os demais funcionários da agência estão digerido o caso. Segundo ele, há uma “percepção de que um servidor que atuou corretamente está sendo perseguido”. “E mesmo que ele [Mendes] estivesse tecnicamente errado, um servidor não pode ser perseguido simplesmente por realizar seu trabalho”, protesta.

“O que está em jogo não é só a situação pessoal dele [Mendes], mas a autonomia funcional de todos os servidores da ANP e das agências reguladoras em geral”, prossegue Rocha, garantindo que casos similares não chegam a ser incomuns, mas, geralmente, não recebem visibilidade porque os servidores envolvidos acabam cedendo quando ficam acuados. De qualquer forma, a categoria parece estar com a paciência por um fio. Rocha diz que um ato convocado no começo do mês pelo Fórum de Associações de Servidores das Agências Reguladoras reuniu cerca de 400 em frente à ANP.

Quanto a Mendes, novamente ele está confiando que a justiça vai garantir que ele continue a trabalhar na ANP. No caso anterior, a justiça lhe deu ganho de causa em primeira instância, mas a ANP recorreu e, agora, o processo está a espera de julgamento pelo Tribunal Regional Federal do Rio de Janeiro.

Contatada pela reportagem de BiodieselBR.com, a ANP, por meio de sua assessoria de imprensa, se limitou a informar que a posição oficial da agência já havia sido dada na nota oficial publicada em 24 de abril.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Novas linhas urbanas FL e FE ampliam segmentos cobertos pela Volvo na Europa.

A renovação das linhas de caminhões na Europa por conta da nova regulamentação de emissões que exige a mudança para o Euro 6 até janeiro de 2014 segue a todo vapor. Recentemente, a Volvo Trucks anunciou os novos modelos das linhas FL e FE, focados no transportes urbanos de cargas.
No novo Volvo FL, caminhão médio para carregar entre 12 e 18 toneladas, a mudança mais significativa é a ampliação da área de atuação no segmento com a introdução do novo motor D5K, de 5.1 litros e 4 cilindros, justamente para aplicações de 12 toneladas. Além disso, mudanças ergonômicas foram feitas para facilitar e melhorar o acesso à cabina e aos comandos do painel.Motoristas costumam subir e descer demais dos nossos caminhões durante um turno de trabalho. Por isso focamos em criar um ambiente confortável e conveniente, com ótima visibilidade do entorno do caminhão”, afirmou Claes Nilsson, presidente da Volvo Trucks.
Os motores D5K possuem 210cv ( com 800 Nm de torque) e 240cv (900 Nm). Já os Propulsores D8K, de 7.7 litros e 6 cilindros, possuem 250cv (950 Nm) e 280cv (1050 Nm).Graças à entrega de torque em baixas rotações, ambos os motores são ideais para uma condução rápida, confortável e segura em áreas urbanas e suburbanas. A manobrabilidade fácil permite os motoristas cumprir roteiros estreitos em todos os tipos de transporte”, diz Ruddy Houtmeyers, gerente de produto para veículos para cargas médias da Volvo Trucks.
Semipesado de vocação urbana
Voltado para os mercados de transporte de bebidas e de construção civil, o Volvo FE também teve uma evolução no seu motor. O D8K vem com as potências de 250cv, 280cv e 320cv, desenvolvidos para atender demandas entre 18 e 26 toneladas. Outra novidade é que agora o novo FE vem com a conhecida transmissão automatizada I-Shift.“Estes novos motores cumprem os requisitos Euro 6 e consumo de combustível é igual ao de motores Euro 5. A solução tecnológica para o cumprimento da norma Euro 6 é uma combinação do sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR), a turbina de geometria variável, EGR refrigerado e um filtro de partículas”, diz Ruddy Houtmeyers.

sábado, 18 de maio de 2013

Linha Cargo cresce em vendas e aumenta share em 2013.

A linha de caminhões Ford Cargo apresentou desempenho positivo no primeiro quadrimestre de 2013, com crescimento em vendas e participação nos segmentos em que atua. O número de emplacamentos cresceu 8% comparado ao mesmo período de 2012, com 6.642 unidades, e sua participação avançou 3,3 pontos porcentuais, para 19,8% do mercado competitivo, que exclui os extrapesados.
Esse resultado é ainda mais significativo quando se considera que a indústria de caminhões avançou 0,3% no total, mas mostrou uma queda de 10% nos segmentos considerados. O modelo leve Cargo 816 foi o destaque no segmento de 6 a 10 toneladas. Ele teve um crescimento de 8,9 pontos porcentuais e assumiu a vice-liderança da categoria com 20,5% de participação e 2.229 emplacamentos.
O médio Cargo 1319 aumentou para 22,9% sua participação entre os veículos de 10 a 13 toneladas – um ganho de 3,3 pontos porcentuais. Com 13 toneladas de peso bruto total, é aplicado em distribuição urbana de curta e média distância, com implemento tipo baú ou carga seca.
O médio Cargo 1519 também avançou 11,6 pontos porcentuais. Ele aumentou a sua participação para 30,8% no segmento de 13 a 15 toneladas e ainda registrou um pico de 38,2% em abril, mostrando potencial para avançar. Com peso bruto total de 14.500 kg, é um modelo de aplicação urbana para ramos como bebidas, material de construção e mudanças, além de transporte rodoviário de curta distância.
Nos caminhões acima de 15 toneladas, os modelos Cargo 1719 e Cargo 1723 também cresceram 1,9 ponto porcentual e responderam por 19,4% dos emplacamentos. Ambos contam com peso bruto total de 16 toneladas e o Cargo 1723 é um dos mais usados como coletor/compactador de resíduos.
Os modelos Cargo 2429 e Cargo 2423 conquistaram 5,2 pontos porcentuais no segmento de caminhões médios 6×2 de 20 a 24 toneladas, considerado um dos mais competitivos do mercado por contar com concorrentes de praticamente todas as marcas. Com 2.048 emplacamentos, a Ford aumentou sua fatia no segmento para 21,8%. Com peso bruto total de 23 toneladas, os dois oferecem a opção de cabine leito e são usados como basculante, furgão lonado, tanque e baú, entre outras aplicações.

No "Fantástico", Bon Jovi diz que está ansioso para rever seus fãs brasileiros.

Monica Sanches entrevistou o cantor nos Estados UnidosO "Fantástico" deste domingo (3) exibe uma entrevista exclusiva da repórter Monica Sanches com o cantor Jon Bon Jovi. O cantor, que completa 51 anos neste sábado, conta que está cheio de energia para encarar as estradas, que o grupo está mais unido do que nunca e que está ansioso para rever seus fãs brasileiros.
No papo, gravado na última quinta-feira em Atlanta, nos Estados Unidos, o astro pop fala sobre a turnê em comemoração aos 30 anos de carreira, que está programada para passar por mais de 80 cidades em cerca de 20 países ao redor do mundo.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Mercedes-Benz lança, na Europa, Sprinter 2013 com novos sistemas de segurança.

O Sprinter lançou muldialmente cinco novos sistemas de assistência ao motorista, vários deles oferecidos pela primeira vez em vans que vão ajudar a reduzir ainda mais o número de acidentes com o novo modelo, que estará disponível na Europa a partir de junho e as entregas começarão em setembro.
Estreiam no novo Sprinter os sistemas Crosswind Assist (assistente de ventos laterais), que é equipamento de série, juntamente com o COLLISION PREVENTION ASSIST (assistente de prevenção a colisões) e o Blind Spot Assist (assistente de ponto cego), ambos opcionais. Outros equipamentos novos são o Highbeam Assist (assistente de farol alto) e Lane Keeping Assist (assistente de manutenção de faixa de rolamento). Os técnicos e engenheiros da Mercedes-Benz estão convencidos de que esses sistemas de assistência eletrônicos terão papéis importantes na redução de acidentes no segmento de vans.
O Crosswind Assist, que é uma das funções do Electronic Stability Program (programa eletrônico de estabilidade), faz parte da lista de equipamentos de série do veículo. Os clientes poderão escolher os outros sistemas de assistência como opcionais individuais ou parte de pacotes com constituição lógica. Assim, cada comprador poderá adaptar o Sprinter à sua área de utilização específica.
Além disso, a Mercedes-Benz aperfeiçoou ainda mais a dirigibilidade do Sprinter. O rebaixamento do chassi melhorou o índice de arrasto aerodinâmico e reduziu o consumo de combustível, facilitando ainda as operações de carga e descarga.
É a primeira van do mundo a cumprir as futuras regras de emissões Euro VI em todas as suas opções de motores. A regulamentação Euro VI reduz os limites de emissões de óxidos de nitrogênio (NOx), hidrocarbonetos totais (THC) e material particulado. O Sprinter atinge esses estritos limites com a ajuda de seu motor BlueTEC e a tecnologia SCR, que injeta o aditivo AdBlue aos gases de escapamento. Esta tecnologia já mostrou sua eficácia em mais de 100 mil veículos comerciais da Mercedes-Benz.
O desempenho dos motores diesel permaneceu inalterado, abrangendo unidades com quatro e seis cilindros com potências entre 70 kW (95 cv) e 140 kW (190 cv).
Para otimizar os processos de injeção e combustão, assim como a pressão de alimentação, os motores aproveitam o estágio adicional de tratamento da exaustão. O resultado é uma redução no consumo de combustível e menor ruído na combustão. Os engenheiros também ajustaram o trem de força e os sistemas auxiliares para melhorar a eficiência de consumo. Isto inclui mudanças na transmissão e no eixo traseiro, assim como um sistema inteligente de gerenciamento do gerador de eletricidade.
Como alternativa aos motores diesel, o Mercedes-Benz Sprinter é oferecido também com um motor a gasolina superalimentado com injeção direta, que também está de acordo com a norma Euro VI. O motor gera 115 kW (156 cv) e tem 1,8 litro de cilindrada. O mesmo motor também está disponível em versão para gás natural, com a mesma performance.
Alinhada ao atual design da marca Mercedes-Benz, a grade do radiador da van está mais verticalizada e imponente. As três lâminas da grade são perfuradas e têm formato afilado. Esta alteração não se limita a criar uma impressão de maior dinamismo, mas também melhora a circulação de ar. Além disso, uma moldura cerca a grade do radiador, tornando-a ainda mais evidente.
Outra mudança envolve os faróis, agora mais angulosos. As coberturas dos conjuntos de refletores se destacam, dividindo os faróis em segmentos separados. O novo capô está mais alto e os para-choques, com formas mais definidas, apresentam bordas inferiores mais refinadas, similares às encontradas nos utilitários esportivos. O novo Sprinter é reconhecível imediatamente pela traseira, graças às suas lanternas segmentadas.
O interior também foi aprimorado. O conforto foi elevado com as novas forrações e coberturas dos bancos, o volante com aro mais espesso torna a “pegada” mais fácil e as novas aberturas de ventilação trazem apliques cromados, caso o comprador opte pelo volante multifuncional. A empunhadura da alavanca do câmbio também foi redesenhada.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

O conceito ADVANTECH nos modelos VW Delivery 5.150, 8.160 e 9.160

Todos os modelos da linha Volkswagen Delivery 2012 serão equipados com o moderno motor Cummins ISF de 3,8 litros, com sistema de pós-tratamento de emissões (SCR) baseado na utilização de ARLA 32 (AdBlue) e atendendo a nova legislação PROCONVE P-7. Possuem turbo de duplo estágio, que reduz em torno de 30% o número de trocas de marchas.
A curva de torque do motor propicia excelente retomada mesmo em baixas rotações. Além do novo motor, a linha recebeu inovações como a transmissão ZF S5 420 HD, de cinco marchas com acionamento a cabo, e embreagem com diâmetro de 330 mm. Ambas garantem atributos como robustez, durabilidade e flexibilidade, ideal para operações urbanas, com mais conforto, minimizando vibrações, e também oferecendo menos ruído e menor esforço na alavanca durante a mudança das marchas.
Os novos modelos terão chassi com maior resistência graças a um novo material: o aço LNE 50. Desenvolvido com longarinas planas que facilitam a implementação do veículo com diversos tipos de carrocerias, a plataforma é ideal para o cliente que necessita de um produto robusto, ágil e com baixo investimento inicial. Os novos veículos oferecem agilidade para entregas urbanas e rapidez para serviços rodoviários de curtas e médias distâncias, garantindo alto desempenho e baixo custo operacional.A linha VW Delivery é também a que mais recebeu modificações em seu visual, tanto interna quanto externamente. Os caminhões ganharam nova grade dianteira e um novo para-choque tripartido. Também foram incorporados acionamentos elétricos aos vidros, aos retrovisores e ao travamento das portas.
A linha ganhou uma nova padronização de cores, novos revestimentos internos em tons de cinza e um moderno e agradável painel de instrumentos (foto acima), bem como um novo console com porta copos e tomada 12 volts. A garantia de corrosão da cabine foi ampliada para três anos.
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