sexta-feira, 17 de agosto de 2012
Estiagem e aumento do milho afetam o preço do frango em Pernambuco
O aumento dos preços da soja e do milho no mercado internacional e a seca no Nordeste vêm reduzindo a produção de frangos e ovos nas granjas de criadores de aves em Pernambuco.
Há algumas semanas, os avicultores enfrentam dificuldades para conseguir grãos de milho e soja por um preço razoável. Na entressafra, criadores de aves compravam um saco com 60 kg de soja por R$ 52,00. Esse valor hoje sai por R$ 92,00.
Segundo o produtor José Oliveira, é impossível que a produção não caia. "O comércio está muito lento, fraco. Se eu for repassar o custo de frango hoje para obter lucro, ele fica muito caro para o consumidor. Então, eu só vejo uma solução: reduzir a produção", afirmou.
Uma prova disso está na quantidade de frangos nos aviários. A capacidade em geral é de 150 mil aves nas granjas. Hoje, estão alocados nos galpões apenas cerca 95 mil.
A situação piora por conta do período de estiagem. Os barreiros estão vazios, e, no momento, os caminhões-pipa são essenciais para garantir o abastecimento de água. "Com a seca, não conseguimos comprar água porque o custo é alto, temos de parar. Com isso, fica difícil dar seguimento à produção de frango. Somos obrigados a diminuí-la. Sofremos com dois problemas: matéria-prima e a seca", disse o gerente de produção, Clécio Pacheco.
Já o presidente da Associação Avícola de Pernambuco (Avipe), Josemário Florêncio,haverá uma elevação dos produtos finais derivados de frangos e ovos em breve. "Toda essa situação foi alavancada pelo preço do milho, que internacionalmente subiu. O que lamentamos muito é que a base da agricultura de Pernambuco é familiar --e praticamente 20 mil famílias passarão necessidade muito em breve".
G1-FONTE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário