quarta-feira, 8 de agosto de 2012
Mercedes lança caminhão para cargas ultra-pesadas
O problema de falta de boas estradas e terrenos para locomoção de caminhões parece não ser um problema para o novo caminhão da Mercedes. Com o nome de Axor 28316 x 4, o novo veículo é indicado para o transporte de areia, pedra, e terra em lugares com topografia irregular.
Trata-se de um caminhão voltado para operações fora-de-estrada que alia força e robustez com sua elevada capacidade para transportar esses pesados materiais essenciais para obras de infraestrutura, que muitas vezes, são localizadas em locais sem pavimentação, pistas de terra e grandes subidas e descidas.
O destaque desse modelo basculante são seus eixos traseiros de tração: o HD-7 e HL-7. Eles são reforçados e com capacidade técnica de 13 toneladas cada um. Sua tecnologia conta com uma redução nos cubos (uma novidade entre os concorrentes da mesma categoria), bloquei transversal e longitudinal do diferencial, suspensão com molas e amortecedores especiais.
Tudo isso resulta em uma estabilidade ímpar e melhor aderência a pisos irregulares, mesmo com condições bem desfavoráveis para a tração.
O Axor 2831 vem equipado com tomada-de-força no câmbio para o acionamento das básculas, o que dispensa outros acessórios como os retrabalhos.
Seu motor também é de uma força impressionante. Ele aguenta um total de 45.100 kg de peso bruto total combinado – PBTC. O caminhão já é oferecido na sua versão plataforma, que recebe carroçarias e implementos para serviços de apoio nos canteiros de obra e nas minas.
Em todos os sentidos, esse caminhão da Mercedes é uma ótima opção e possui uma grande relação custo-benefício.
O motor eletrônico do caminhão é do tipo OM 926 LA, com potência de 305 cavalos, e com certeza atende com folga a demanda da construção civil e das mineradoras. Tratam-se de segmentos que precisam de muita força, pois ficam normalmente em declives.
Seu câmbio contém 9 marchas e sua embreagem é reforçada para manter a qualidade e confiabilidade. Seus freios são de série e contam com a tecnologia Top Brake e com freios a tambor. Ele também conta com o opcional freio ABS, o que aumenta ainda mais a segurança do caminhão.
Sua cabine é avançada e ideal para locais de difícil acesso. Ela ofere maior e melhor espaço para a realização de manobras. A sua manutenção é assegurada pelo basculamento total da cabine.
O computador de bordo auxilia com seu sistema inteligente de manutenção, a fazer diagnósticos para verificar se o caminhão precisa de manutenção. O preço sugerido desse veículo é de R$ 284.315,82.
Para o mercado brasileiro parece ser um produto caro. Mas ele traz vantagens que não vejo nos outros caminhões. A força, potência e equipamentos de segurança desse caminhão são itens que precisam ser considerados para fazer uma compra.
São peças de alta tecnologia que podem fazer a diferença entre conseguir realizar bem o transporte de minerais, areia e materiais essenciais para executar uma boa obra, ou fracasso dessa parte do investimento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário