A Nissan inaugurou, na manhã desta terça-feira (15) a segunda fábrica da montadora no Brasil, em Resende (RJ). A presidente Dilma Rousseff deveria estar presente à cerimônia, mas cancelou sua participação por conta das chuvas no estado. Com um investimento de R$ 2,6 bilhões, a unidade produzirá 200 mil carros por ano e vai gerar 2 mil empregos diretos e indiretos.
Os dois modelos a serem fabricados em Resende são o hatch compacto March, atualmente o carro de entrada da marca, e o sedã Versa, que chegou ao Brasil no fim de 2011. Eles dividem a mesma plataforma. Até então ambos eram trazidos do México, país com o qual o Brasil mantém acordo comercial que os isenta do imposto de importação de 35%.
As primeiras unidades do Nissan March já sairão com motores 1.6 produzidos em Resende. Já o motor do modelo 1.0 continuará sendo fabricado no Paraná, onde a montadora tem um fábrica com a Renault. Segundo a assessoria da Nissan, o Rio foi escolhido para sediar a fábrica por causa do incentivo fiscal.O March nacional, que está em fase de pré-produção, chegará reestilizado: mudam faróis, grade, para-choques e lanternas, além de haver uma atualização superficial no interior, formada por novo revestimento para os bancos, reconfiguração da disposição dos controles e painel com grafia atualizada. Atualmente ele tem opção de motor 1.0 (74 cavalos) e 1.6 (116 cv) flex.
O propulsor 1.6, para o March e o Versa, passará a ser produzido também em Resende. A produção da picape Frontier e da linha Livina continuará sendo feita no Paraná, junto às instalações da Renault, em São José dos Pinhais.
A Nissan acrescentou ainda que tem planos, até 2016, de trazer novos modelos para o Brasil e está em estudo de quais seriam bem aceitos no país.
Nissan quer 5% do mercado
Com a inauguração da nova fábrica, a Nissan espera aumentar sua participação no mercado brasileiro de automóveis para mais de 5% até 2016.
Com a inauguração da nova fábrica, a Nissan espera aumentar sua participação no mercado brasileiro de automóveis para mais de 5% até 2016.
Em 2013, a fatia foi de 2,2%. Para efeito de comparação, as 3 marcas com maiores fatias no ano passado foram Fiat (21,96%), Chevrolet (19,62%) e Volkswagen (19,57%)."Juntas, Renault e Nissan já alcançaram 10% do mercado brasileiro, a nossa próxima meta é de 15%”, enfatizou o CEO. “Com a Renault na ponta e a Nissan sendo líder entre as japonesas”, completou.
A marca francesa fechou 2013 com 6,2% de participação. Considerando apenas montadoras japonesas, a Honda liderou o mercado de automóveis em 2013, com 4,75%, seguida pela Toyota (4,24%).
“Antes, nossa ofensiva era trazer carros do México, mas era transitório, não seria possível continuar assim para crescer”, afirmou o presidente mundial da Renault/Nissan, o brasileiro Carlos Ghosn, em janeiro deste ano, quando visitou a planta de Resende em construção.
Com a nacionalização de March e Versa, o único modelo que a Nissan tratá do México será o sedã Sentra. O Altima, modelo topo de linha da marca, vem dos Estados Unidos.
Os investimentos no Brasil são parte da estratégia de crescimento mundial da montadora que tem fábricas na Índia, na Rússia e na China.
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