sábado, 7 de julho de 2012

Primeiras impressões: Mercedes-Benz ML 350 Terceira geração do SUV chega ao Brasil por R$ 335 mil. Modelo foi renovado e tem motor V6 de 306 cavalos de potência.


Com expectativa de vender cerca de 250 unidades até o final do ano, a Mercedes-Benzcomeça a vendar neste mês de julho o novo ML 350 no Brasil. O SUV chega a sua terceira geração com alterações importantes no conjunto e tem preço divulgado de R$ 335.000. Entre as principais novidades mostradas pela marca, em Campos do Jordão (SP), estão a renovação de seu visual e a modernidade que ganhou no conjunto, além de novo motor V6 a gasolina.
Mercedes ML 350 (Foto: Divulgação)Mercedes ML 350 teve visual renovado (Foto: Divulgação)
Este propulsor é capaz de gerar 306 cavalos de potência na versão BlueEfficiency Sport, pacote único escolhido para representar o modelo no país. Por hora, a marca não disponibilizará motores a diesel. "Enquanto não tivermos segurança sobre a presença do diesel S50 nos postos brasileiros, não teremos motores a diesel para o ML", disse Glauci Toniato, gerente de marketing da divisão de automóveis da Mercedes-Benz do Brasil. Desde de 1º de janeiro, a venda desse diesel menos poluente passou a ser obrigatória em 4,2 mil postos no Brasil, mas, na prática, o combustível ainda não é encontrado com tanta facilidade.
Já a versão "apimentada" pela AMG está a caminho. "O modelo chega antes do Salão do Automóvel", afirmou Toniato. Sobre os adversários  do ML, a empresa não hesita em apontar seu rival alemão. "O BMW X5 é o principal concorrente", acrescentou.
Concorrentes; ML; Mercedes; 350; 2013 (Foto: Divulgação)
SUV em movimento
G1 rodou com o veículo em Campos do Jordão em dois trajetos, o primeiro em circuito fechado e depois por ruas e estradas da região. Em uma pequena pista de test-drive montada pela empresa na cidade, foi possível avaliar o Classe M enfrentando grandes buracos, além de aclives e declives. Apesar do seu visual e do requinte que podem desabonar o uso off-road, o Mercedes enfrenta trechos de piso ruim com facilidade.
SUV superou buracos com facilidade (Foto: Divulgação)SUV superou buracos com facilidade (Foto: Divulgação)
Sempre mantendo o conforto, a direção elétrica – muito macia, por sinal – não permite ao motorista sofrer com as irregularidades do piso, pois não as transmite diretamente. Para iniciar o trajeto na terra, é indicado acionar o “botão off-road”, que fica ao lado do banco do motorista, onde geralmente ficam o câmbios de marcha dos carros – no ML, o câmbio fica no lado superior direito do volante. Com o dispositivo acionado, os sistemas de segurança (ABS e controle de tração) ficam menos intrusivos e favorecem a condução neste piso.
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Auxiliado pela tração integral, chamada de 4MATIC pela marca, o SUV supera com facilidade grandes buracos. No momento de descer sobre piso irregulares, o usuário pode acionar o Downhill Speed Regulation (DSR), que regula a velocidade nesta situação. Com este dispositivo, o veículo controla sozinho a descida em velocidade pré-ajustada, que pode variar de 2 a 18 km/h. O sistema funciona bem e confere segurança para enfrentar trechos mais difíceis.

Parece um sedã
Se no off-road o ML mantém características que lhe permitem enfrentar desafios, no asfalto, o SUV tem o conforto de um sedã. Seu interior possui acabamento similar ao de outros modelos da marca e conta com o novo sistema de computador de bordo. Além do GPS, com a tela colorida de 7 polegadas, o sistema permite acesso a redes sociais por meio de um celular com conexão 3G. O dispositivo conta com 10 GB de memória para guardar música. A interatividade continua no banco traseiro com duas telas, localizadas na parte traseira dos bancos dianteiros.
Interior também foi modernizado (Foto: Divulgação)Interior também foi modernizado (Foto: Divulgação)
Motorzão
A segunda parte da avaliação ocorreu nas ruas e estradas de Campos do Jordão, onde o V6 de 3.298 cm³ mostrou sua força. Com funcionamento muito silencioso, o propulsor tem 306 cavalos de potência máxima a 6.500 rpm e 37,7 kgfm de torque a 3.500 rpm e 5.250 rpm. São números suficientes para mover os 2.130 kg do ML com facilidade e, com a ajuda do câmbio de sete marchas automático, o motor sempre está no giro certo para cada situação.

Caso queira um pouco mais de emoção, o usuário pode utilizar o câmbio semi-automático através das borboletas atrás do volante. Chegando no trecho de estrada sinuosa, o ML mostrou o que pode ser divertido nessas situações. Com um conjunto que vai muito além do que as estradas brasileiras permitem, o SUV vai, ainda segundo a montadora, de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e atinge velocidade máxima de 235 km/h – limitada eletronicamente.
Foco na eficiência
De acordo com a Mercedes, o pacote BlueEfficiency possui foco na eficiência energética do modelo. A marca afirma que o ML possui o menor coeficiente de arrasto da categoria e para alcançar este objetivo equipou o SUV com transmissão de baixa fricção, direção elétrica, correia de transmissão otimizada com desacoplamento, pneus com baixa resistência à rolagem, entre outros.
Contudo, a principal novidade está na transmissão automática com novo conversor de torque. Segundo a marca, a fricção é otimizada e o gerenciamento térmico do motor melhorado, o que traz menor consumo ao veículo – a marca não divulgou nenhum dado específico. Assim, com um tanque de 95 litros, o ML indica possuir grande capacidade de autonomia.

Pacote completo
Além dos sistema já indicados, o novo ML traz uma série de dispositivos eletrônicos designados por uma série de siglas. Além de controle eletrônico de estabilidade, distribuição eletrônica de força de frenagem, assistente de freio, o modelo possui até um recurso que é capaz de detectar a sonolência do usuário, evitando causar acidente por este fator.
Modelo vai bem na terra e melhor ainda no asfalto (Foto: Divulgação)Modelo vai bem na terra e melhor ainda no asfalto (Foto: Divulgação)
Mesmo mantendo características aventureiras que alguns SUVs já deixaram de ter, o ML preza acima de tudo por conforto e segurança. Para ter tudo isso, o usuário paga um alto preço, mas que está na média dos concorrentes.

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