A companhia russa VSMPO - АVISМА, a maior produtora de semi-manufaturados de titânio do mundo, irá fornecer peças de titânio para o promissor avião chinês C-919. O acordo correspondente foi assinado pela VSMPO - AVISMA e a corporação comercial chinesa de fabricação de aviões COMAC.
O acordo irá vigorar por 10 anos. Considerando que o primeiro voo do C-919 deverá ser realizado em 2014, e sua exploração comercial começará em 2016, o programa abrangerá os primeiros seis anos da produção em série do avião.
AVISMA já é a principal fornecedora de titânio para o consórcio aerocósmico EADS e para uma das maiores produtoras mundiais de aviões regionais EMBRAER. Além disso a companhia é a segunda fornecedora, em importância, de titânio para a Boeing, coopera com importantes corporações fabricantes de motores, inclusive a SNECMA, Rolls-Royce, Pratt&Whitney.
O êxito comercial do chinês C-919, em grau considerável, está garantido pela presença na RPC de grande mercado de aviões civis e sistema eficaz de sua regulação estatal. A transformação da COMAC em grande fornecedora de aviões civis permitirá diversificar mais a geografia dos fornecimentos de titânio russo.
No futuro a Rússia pretende aumentar o nível de sua participação nos projetos de aviação civil da RPC – diz o especialista do Centro de análise de estratégias e tecnologias Vassili Kachin:
"Atualmente em diferentes fases de debate estão dois desses projetos – de helicóptero pesado de transporte e de avião de ampla fuselagem. O projeto conjunto de helicóptero pesado de transporte surgiu logo depois do terremoto destruidor na província de Sitchuan em 2008. Desempenharam grande papel na liquidação das consequências do terremoto os helicópteros pesados Mi-26 de fabricação russa. Um dos helicópteros usados pertencia à companhia aérea de Harbin Feilun, outro foi fornecido pelo ministério de situações de emergência russo. Os helicópteros transportaram técnica de engenharia pesada às regiões bloqueadas. Isto permitiu acelerar a liquidação das consequências do terremoto e diminuir o número de vítimas".
Atualmente continuam as complexas negociações sobre o programa de produção de helicóptero conjunto: as principais dificuldades estavam relacionadas com a definição dos principais parâmetros técnicos e parcela das partes no projeto. Apesar da demora nas conversações, o projeto goza do apoio a nível político e, provavelmente, será levado à fase de realização prática.Fonte: Vassili Kashin (Voz da Rússia) - Foto: RIA
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