Cerca de 12 mil pessoas, no município de Afrânio, no sertão pernambucano, serão beneficiadas com a barragem de Barreiro Grande. A obra foi executada pelo Ministério da Integração Nacional, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), empresa vinculada à pasta. O empreendimento será entregue à população na noite desta quinta-feira (21), na presença do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, e do presidente da Codevasf, Elmo Vaz.
A barragem de Barreiro Grande fica localizada a 6 km da comunidade de Arizona, zona rural do município de Afrânio e já é considerada uma das maiores da região, com capacidade de armazenamento de água que ultrapassa 1,1 milhão de m³. Os recursos aplicados no empreendimento foram da ordem de R$ 1,3 milhão.
A obra compreende a execução de um maciço de terra compactada com 265 metros de extensão e 45 metros de alvenaria de pedra argamassada, que servirá de sangradouro; enrocamento com pedra arrumada; urbanização do maciço; descarga de fundo, além da retirada do maciço de terra da barragem anterior que foi danificada pelas águas das chuvas.
Também como parte da agenda de trabalho em Pernambuco, o ministro Fernando Bezerra participa da abertura do Encontro com os Prefeitos dos Municípios do Estado de Pernambuco, em Gravatá (PE), onde será assinado convênio entre a Codevasf e a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (Sara) do Estado de Pernambuco.
O convênio tem por objeto a implantação de 100 barragens subterrâneas e 893 kits de irrigação, em diversos municípios da área de atuação da 3ª Superintendência Regional da Codevasf, em Petrolina (PE), envolvendo recursos da ordem de R$ 19,4 milhões.
Os
kits de irrigação vão atender 1.786 hectares. Trata-se de pequenos
equipamentos que captam água de alguma fonte hídrica (poço, canal, rio
etc) e são transmitidos para uma plantação por meio de pequenos tubos.
O
dispositivo ajuda agricultores de lugares extremamente ermos a terem a
oportunidade de irrigar pequenos lotes familiares. Com uso do
equipamento, espera-se a geração de cerca de 3.570 empregos diretos na
região.
Já
as barragens subterrâneas objetivam criar estruturas de baixo custo
para armazenar a água das chuvas nas pequenas propriedades do semiárido;
permitem a extensão do período de cultivo das áreas beneficiadas pelo
acúmulo de água no solo; promovem aumento da oferta de água para o
consumo humano, animal e irrigação de pequenas áreas nas propriedades de
agricultura familiar; dentre outros benefícios. FONTE-AD NEWS
Nenhum comentário:
Postar um comentário