Em menos de duas semanas, três cidades de Santa Catarina voltarão ao
mapa aéreo brasileiro depois de muito tempo. Lages, Concórdia e São
Miguel do Oeste se juntarão a Florianópolis numa linha diária da Brava
Linhas Aéreas, ex-NHT, que já opera em Chapecó, Joaçaba e Caçador. A
empresa confirma o início das operações para segunda-feira, 4 de março.
Com
37 mil habitantes, São Miguel do Oeste, no Extremo-Oeste do Estado,
está sem os serviços de companhia há mais de uma década. A última
empresa a operar na cidade foi a TAM, com voos para Florianópolis e São
Paulo. Porém, o alto valor da passagem espantou os passageiros.
Também
no Oeste, Concórdia, com 69 mil habitantes, foi atendida pela própria
NHT em 2011 com voos diários a Curitiba (PR), mas não houve demanda. Em
2012, a cidade voltou a servir à companhia durante a interdição do
aeroporto de Chapecó, distante 80 quilômetros, mas com a liberação do
Serafim Enoss Bertaso, em julho, os voos voltaram para Chapecó.
Já
Lages, na Serra, com 155 mil habitantes, não recebe nenhum voo regular
há quatro anos e meio. A última companhia a operar na cidade foi a NHT,
com uma linha iniciada em setembro de 2007 e que incluía Florianópolis e
Criciúma. Porém, por falta de demanda, o serviço foi cancelado um ano
depois. Antes da NHT, Lages havia sido atendida, há mais de 10 anos,
pela Ocean Air, com voos para São Paulo.
Nova investida em SC
A
Brava Linhas Aéreas deve operar voos diários de Lages para São Paulo no
início de abril, com aviões para 30 pessoas em viagens de
aproximadamente uma hora e 20 minutos.
Em sua nova investida em
Santa Catarina, a Brava vai contemplar quatro cidades de uma só vez. De
segunda a sexta-feira, um avião modelo LET, com capacidade para 19
passageiros e dois tripulantes e velocidade média de 300 quilômetros por
hora, sairá de Porto Alegre (RS) e fará escalas em São Miguel do Oeste,
Concórdia e Lages — nesta ordem — até chegar a Florianópolis, pouco
mais de três horas após o início da viagem, ainda pela manhã.
A
desvantagem é que o retorno será logo em seguida, somente uma hora após a
chegada, obrigando quem precisar ir a Florianópolis, por exemplo, a
pernoitar na Capital para ter tempo suficiente de cumprir seus
compromissos e voltar no dia seguinte. Os horários já foram definidos, e
os preços das passagens serão divulgados nos próximos dias.
—
Não queremos concorrer com as grandes companhias, pois focamos as
cidades do interior que não contam com voos regulares. Estamos apostando
e gerando oferta para estimular a demanda e, conforme os resultados,
oferecer novos horários e rotas —, diz o diretor de planejamento da
Brava, Jeffrey Kerr.
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