Cada empresa áerea foi multada em R$ 3,5 milhões. Segundo ministério, seguro de viagem era serviço pré-selecionado no site.
O ministério da Justiça multou, nesta sexta-feira (8), as empresas Gol e
TAM, cada uma em R$ 3,5 milhões, por venda de passagens áreas em
conjunto com o seguro de viagens.
Segundo a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ), “a
contratação do seguro ‘assistência viagem’ era um serviço
pré-selecionado pelo site das empresas e vinculado a compra da passagem”.
Com isso, o consumidor tinha de desmarcar o item selecionado antes de
efetivar o pagamento, se não quisesse adquirir o produto. Segundo o
diretor do departamento de proteção e defesa do consumidor do Ministério
da Justiça, Amaury Oliva, o procedimento levava o consumidor ao erro.
Para o diretor do departamento de proteção e defesa do consumidor do MJ,
o mercado de consumo maduro demanda transparência, lealdade e respeito
ao consumidor. “É dever do fornecedor garantir a informação clara e
adequada sobre os serviços e produtos que comercializa, permitindo que o
consumidor exerça efetivamente seu direito de escolha. Não podemos
admitir que o brasileiro seja induzido a adquirir algo que não precisa
ou não quer”, diz Oliva no comunicado.
A Gol disse, em nota, que vai recorrer da decisão do DPDC no prazo
estabelecido para recurso. Segundo a empresa, a venda de seguro de
viagem foi negociada e regulada pelo Ministério Público de São Paulo por
meio de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado em dezembro de 2008
e "cumprido rigorosamente desde então".
A TAM não se pronunciou.
Fonte: Globo.com
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