Campeã de vendas no Brasil, com 60 mil unidades comercializadas até hoje no País e 70 mil na América Latina, já possui veículos à venda na rede de concessionárias Iveco em todo o Brasil. Das atuais 85 possibilidades de produtos Iveco (contando família, cabine, powertrain e chassi, apenas), a nova geração Ecoline dá um salto para mais de 140 versões.
Com a geração Ecoline, a Iveco pretende continuar crescendo mais que o mercado. Desde 2007, a empresa tem aumentado constantemente seumarket share no País, partindo de menos de 4%, àquela época, para cerca de 10% hoje, considerando veículos comerciais acima de 2,8 toneladas de PBT. As vendas da empresa cresceram no período quase seis vezes.Iveco Daily 45.517 em operação
São 30 versões de veículos chassi cabine e furgão, incluindo a exclusiva opção cabine dupla e quatro entre-eixos diferentes. No topo da gama, o caminhão leve 70C16 Daily Massimo dá lugar ao novo 70C17 Daily Truck, um dos únicos caminhões de 7 toneladas Euro V do mercado hoje. Com capacidade para até 4.520 kg de carga, ele é ágil, econômico e prático. Sua plataforma de carga é a maior. É também a mais baixa em relação ao solo, o que facilita as operações de carga e descarga.
Na base da gama, o modelo 35S14, para até 3,5 toneladas de PBT, ganha maior potência e agilidade, um benefício adicional para os clientes das cidades com zonas de restrição à circulação. No segmento entre 3,51 e 6 toneladas, os atuais 45S16 e 55C16 passam a se chamar 45S17 e 55C17, devido à maior potência do motor. E pela primeira vez, a Iveco oferecerá o Iveco Daily Minibus, para passageiros, implementado de fábrica.
A nova geração Iveco Daily traz novo interior (painel, bancos e revestimentos). Os motores Iveco FPT F1C Dual Stage, com tecnologia EGR (que dispensa o uso do agente Arla 32), vão de 147 (versão 35S14) a 170 cv (demais versões) e são os mais potentes do segmento. A transmissão é agora de seis marchas, com alavanca de mudanças no painel. Com o novo conjunto motor-transmissão, a nova geração Iveco Daily é até 9% mais econômica que a geração anterior.
“A geração Ecoline marca um novo momento para a Iveco: com ela, renovaremos toda a nossa gama de veículos, que já era a mais moderna do mercado”, diz Marco Mazzu, presidente da Iveco Latin America.
Para desenvolver toda a linha Ecoline, que começa a chegar agora com o novo Daily e que terá outros modelos lançados até 2014, a Iveco empreendeu o mais rigoroso projeto de desenvolvimento de produtos em sua história na América Latina, que levou mais de dois anos, envolveu 300 engenheiros e exigiu a construção de 120 protótipos, que rodaram 5 milhões de quilômetros. “O novo Iveco Daily é um veículo top em resistência e com baixo custo operacional, que são as duas características principais da nova geração Ecoline”, diz Mazzu. “São os melhores veículos Iveco que já produzimos.”
Cerca de 60% dos compradores do Iveco Daily são autônomos e transportam carga própria. “A maioria dos clientes do Daily atua em zona urbana, com muito sobe e desce da cabine e em situação de trânsito pesado”, analisa o engenheiro Alexandre Serretti, gerente executivo da plataforma de veículos leves e médios. “No Iveco Daily, o motorista guia menos estressado e, portanto, de forma mais correta e produtiva.”
O painel está moldado em dois tons de cinza, com material mais confortável ao tato. O console central reúne rádio CD player com MP3, controles de ventilação e ar-condicionado (opcional), teclas de comando e porta-objetos com tampa. Ao lado do console, vem a alavanca de câmbio, em posição mais ergonômica. O volante é mais bonito. Velocímetro, conta-giros e indicadores de combustível e temperatura da água tem grafismo sofisticado. O computador de bordo traz odômetro total e parcial, velocidade média, consumo médio e instantâneo, e informações sobre manutenção. As saídas de ar, maiores, foram reposicionadas. Há porta-copos nas duas extremidades do painel.
Um novo porta-objetos de teto (de série no chassi cabine, opcional no furgão) incorpora as luzes internas e os quebra-sóis. O freio de estacionamento (e a manopla do freio a ar na versão Daily Truck de 7 toneladas) fica em um suporte entre os bancos, de uso mais confortável. Não há túnel central: o piso é plano. A chave agora é do tipo “canivete” e com telecomando.
Os itens de conforto incluem ar-condicionado automático, vidros e trava elétrica, espelhos elétricos com aquecimento e rádio CD player com MP3. Câmera e sensor de estacionamento são disponíveis para os modelos furgão. Entre os opcionais de segurança, estão sistema ABS + EBD (menos para o 70C17). Para o trabalho, tacógrafo diário e semanal, GPS com roteador MultiConnect® e predisposição para tomada de força (PTO).
Motor: sinônimo de potência
A nova geração Iveco Daily conta com o motor Iveco FPT F1C Dual Stage, com tecnologia EGR (sigla em inglês para Recirculação dos Gases de Exaustão), testada pela Iveco na Europa e que dispensa o Arla 32. Com sistema de injeção eletrônica common-rail, turbo duplo e intercooler, esse motor de 3 litros incorpora soluções bastante avançadas.
Ele usa bicos injetores de última geração, com tecnologia “piezométrica”, que garante respostas cinco vezes mais rápidas que os bicos anteriores. A pressão de injeção foi aumentada de 1.600 para 1.800 bars e a central eletrônica foi calibrada para as condições locais. Os dois turbos ampliam o enchimento do motor tanto em baixa quanto em alta rotação.
O Daily Truck 70C17 ganhou 8% em potência (de 156 para 170 cv) e 13% em torque (450 Nm). Nos modelos 45S17 e 55C17, a potência é de 170 cv e o torque de 400 Nm. No 35S14, passou de 136 para 147 cv (+8%) e o torque máximo passou de 300 Nm para 350 Nm (+17%).
Neste modelo, o torque de 450 Nm é constante numa faixa de 1.400 rpm (entre 1.400 e 2.800 rpm). No modelo anterior, a faixa de torque máximo era de apenas 900 rpm (de 1.700 a 2.600 rpm). Com mais força em rotações mais baixas, o Daily usa a sexta marcha desmultiplicada (overdrive), que privilegia a economia e aumenta a qualidade de marcha do modelo em aplicações intercity e rodoviárias.
“A combinação entre motores mais potentes e a caixa de 6 marchas faz do Iveco Daily um caminhão mais fácil de dirigir e até 9% mais econômico no consumo de combustível comparado ao modelo anterior”, informa Serretti. Ele lembra que o tanque de combustível passou de 90 para 100 litros, para maior autonomia. “No Daily Truck 70C17 com maior entre-eixos, há o opcional de dois tanques de 90 litros.”
A Iveco levou dois anos e rodou mais de 5 milhões de quilômetros para o desenvolvimento da nova geração Ecoline. Dentro desse processo, uma dezena de itens do Iveco Daily foram reprojetados a partir da avaliação e comentários dos proprietários, trazidos à empresa por pesquisas de campo. “Ouvimos o cliente, atendemos aos seus pedidos”, diz o engenheiro Serretti. Uma das mudanças foi um novo sistema de instalação do ar-condicionado, que agora é mais simples e mais resistente.
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