Atividade foi feita em parceria com a polícia francesa, experiente na ação.
Treinamento tem como foco a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas. Policiais militares de São Carlos e Rio Claro (SP) participaram, nesta sexta-feira (4), de um treinamento que simulava a invasão de um avião tomado por terroristas. A atividade foi feita em parceria com a Polícia Militar Francesa e tem como foco a Copa do Mundo e as Olimpíadas, eventos esportivos que serão realizados no Brasil em 2014 e 2016. Segundo os organizadores, 2 mil pessoas participaram do treinamento.
O simpósio de segurança ocorreu na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e no Museu da TAM. “O Brasil vai ser palco de um campeonato mundial de futebol em inúmeras cidades, vai sediar os jogos olímpicos, vai atrair atenção mundial, não só de pessoas interessadas em apreciar o esporte, mas também de valer suas ideias, que pode ser extremistas como já ocorreu em inúmeros países”, comentou o doutorando em biotecnologia da UFSCar, George Henry. Durante a simulação, os policiais fecharam um hangar de aeroporto, estudaram a melhor forma de controlar a situação, com a presença de um atirador de elite. Eles invadem a aeronave e os reféns são liberados e na ação conseguem prender o terrorista. Cães do canil da Polícia Militar também participaram do treinamento, na tentativa de localizar bombas.
Ao todo, 31 policiais participaram do treino e foram acompanhados de perto pela polícia francesa, que tem experiência nesse tipo de ação. A simulação foi filmada para depois ser analisada. “Focamos na parte tática, a invasão da aeronave, para conhecer a aeronave e seus pontos de acesso”, explicou o comandante do Comando de Operações Especiais (COE), capitão Iron Silva.
Depois de simular ações contra o terrorismo em aeronaves, o grupo segue para a capital paulista, para fazer o aperfeiçoamento em locais estratégicos, com grandes aglomerações de pessoas. “Semana que vem o grupo francês continua com a gente e vão passar as técnicas que utilizam para a tomada de ônibus, trens e metrôs”, comentou o capitão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário