Na Europa, o veículo já é utilizado por diversas empresas para o transporte fretado de seus colaboradores, além de parques públicos que o utilizam para rodar em meio à natureza sem impactá-la. O Minibus Elétrico também pode ser utilizado em operações urbanas de distribuição de curta distância, principalmente à noite, pois é bem silencioso. Já no segmento turístico, ele pode rodar com segurança em locais como o Parque Nacional de Fernando de Noronha.
Com emissão zero de ruídos e poluentes, o Minibus Elétrico é produzido na Europa e oferece capacidade de carga para 19 pessoas mais o motorista, entre-eixos de 3.950mm e Peso Bruto Total (PBT) de 5,6 toneladas. Sua autonomia de rodagem é de 100 quilômetros na aplicação urbana, e a velocidade máxima é de 70 km/h.
Seu motor elétrico entrega 109 cavalos de potência, e é do tipo assíncrono trifásico controlado com inversor, com um sistema de bateria Fiamm Sonick que funciona com três módulos, feitas com sódio e níquel. Sua recarga pode ser feita por plugues alimentados por painéis fotovoltaicos, levando um tempo de até oito horas.
Daily Elétrico na Usina de Itaipu
No Brasil, a implantação de projetos de veículos elétricos pela Iveco começou em 2009, quando foi apresentado o Daily Elétrico, o primeiro caminhão do Brasil movido a energia 100% limpa e renovável. A iniciativa foi desenvolvida pela Iveco em parceria com a Itaipu Binacional, com o objetivo de explorar as possibilidades da utilização da energia elétrica no transporte de carga e de passageiros, e buscar a redução das emissões de carbono. O modelo escolhido para receber a propulsão à energia elétrica foi o Iveco Daily 55C com entre-eixos de 3.750 mm. Na versão elétrica, recebeu a denominação 55C/E.
Sendo um chassi cabine-dupla, o veículo é ideal para o transporte de equipes de trabalho mais carga, uma configuração muito usada por empresas distribuidoras de energia, como é o caso das empresas parcerias no projeto (Eletrobrás, ANDE, Copel, Cemig e Light). O Daily Elétrico é equipado com três baterias, tem autonomia de 100 quilômetros com carga completa e desenvolve velocidade máxima de 70 km/h. Vazio, a velocidade máxima chega a 85 km/h. O tempo de recarga da bateria é de oito horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário