Uma parceria de sucesso que completa 16 anos entre a MAN Latin America e a holding Solví, originou no desenvolvimento de mais um caminhão protótipo, o modelo vocacional VW Constellation 23.230 6x2 Compactor, dedicado à coleta de resíduos sólidos, que estará em testes na frota da Loga, uma das empresas do grupo brasileiro, responsável pela coleta de lixo na cidade de São Paulo.
O novo modelo vocacional, está equipado com motor MAN D08 de quatro cilindros, que utiliza a exclusiva tecnologia EGR, livre de ureia. Para atender as exigências de uma operação mais robusta, o novo motor MAN de 230 cavalos de potencia, apresenta 850 Nm de torque, equivalente a um motor de seis cilindros. Na Loga, o caminhão poderá transportar até 13 toneladas de resíduos sólidos por viagem e fará até seis viagens por dia, uma das maiores produtividades do mundo entre empresas do mesmo ramo.
Outra novidade apresentada pela MAN é a cabine Constellation equipada com três assentos para passageiros e um destinado apenas para o motorista. O veículo também apresenta um ângulo de entrada superior aos modelos convencionais, que permite ajustar a cabina ou a suspensão dianteira em relação ao chassi do novo caminhão.
“Conseguimos desenvolver um caminhão dedicado às operações de coleta de resíduos sólidos da Loga. Fabricado com motor próprio e com a potencia ideal para as suas atividades. Esse modelo, após ser testado em uma aplicação severa como a coleta de lixo, também poderá ser oferecido para o transporte de bebidas. A previsão de chegada do novo modelo ao mercado brasileiro é para o próximo ano”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America.
Parceria de longa data
A Solví é uma holding controladora de empresas que atuam nos segmentos de resíduos, saneamento e valorização energética e engenharia. Possui uma frota composta por 842 caminhões próprios, sendo 95% dela composta por caminhões da marca Volkswagen.
Durante os 16 anos de parceria com a marca Volkswagen Caminhões e Ônibus, foram mais de sete protótipos de caminhões desenvolvidos em conjunto com a engenharia da fábrica da MAN, localizada em Resende (RJ). O início da relação começou no ano de 1995 com a venda do primeiro caminhão VW 16.170 para o grupo Solví. O conceito Sob Medida deu início no ano de 2001, com o lançamento da Série 2000 e a oferta de um caminhão mais destinado à coleta de lixo. O ano de 2011 marca o lançamento da linha vocacional Compactor, com o caminhão VW 17.250, totalmente dedicado ao transporte de resíduos sólidos. Em 2012, é introduzida a linha Volkswagen Advantech Euro 5, com o modelo de caminhão VW 17.280. A MAN Latin America é a única fabricante que oferece aos clientes desse segmento, veículos equipados com a tecnologia EGR, sem a necessidade de aditivo a base de ureia.
“No início foi tudo muito difícil e não existia no mercado brasileiro um caminhão dedicado ao nosso negócio. Atualmente, a MAN é a única montadora que consegue atender as nossas necessidades. Com o desenvolvimento do protótipo VW Constellation 23.230, estamos buscando uma maior produtividade com o novo motor, um menor custo de aquisição e manutenção, segurança e conforto para os nossos funcionários e clientes”, comenta Luiz Fernando Lopes, gerente de Suprimentos e Equipamentos da Solví.
Frota internacional
Além da coleta e transporte de resíduos sólidos nas cidades de São Paulo, São Bernardo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Canoas, Novo Hamburgo, entre outras cidades brasileiras, o grupo Solví opera caminhões Volkswagen na cidade de Lima, no Peru. Desde o ano de 2004, a Relima é uma empresa formada pela parceria entre VegaPeru (grupo Solví) e a empresa peruana Ecovida Ambiental S.A., sendo responsável pelos serviços de limpeza, destinação final dos resíduos sólidos e manutenção das áreas verdes em Lima. Os caminhões Volkswagen são comercializados por meio do importador da marca Euromotors no Peru.
Nenhum comentário:
Postar um comentário