Fusão entre Azul e Trip resulta na 3ª maior companhia aérea brasileira
Fusão entre Azul e Trip resulta na 3ª maior companhia aérea brasileira
São Paulo, 28 mai (EFE).- As empresas brasileiras Azul e Trip anunciaram nesta segunda-feira a fusão entre suas operações, que resultará na terceira maior companhia aérea do país com uma parcela de mercado próxima de 15%.
O acordo foi divulgado nesta segunda em entrevista coletiva pelo fundador e presidente de Azul, o empresário americano de origem brasileira David Neeleman, e representantes da Trip. 'Estamos muito felizes ao anunciar nossa fusão. Tenho uma grande admiração pela Trip, nossas culturas são muito parecidas', disse Neeleman.
Segundo as primeiras informações, a Azul será a sócia majoritária na associação, que terá que ser aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Fundada em 2008 como uma companhia de baixo custo por Neeleman, a Azul alcançou em setembro do ano passado o terceiro lugar entre as companhias aéreas brasileiras, atrás da TAM e Gol. Segundo dados de abril divulgados nesta segunda pela Anac, a empresa tem uma fração de mercado de 9,94%.
A Azul opera 47 rotas e conecta 46 cidades brasileiras com mais de 400 voos diários e uma frota de 49 aviões.
Já a Trip, fundada no final dos anos 90, é a mais importante empresa de aviação regional, com uma frota de 58 aeronaves. Desde setembro de 2008, a companhia aérea americana Skywest possui 20% do capital social da Trip.
A companhia aérea resultante da fusão consolidará a terceira posição com 14,24 % do mercado, após a contribuição de 4,3% da Trip.
Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados