segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Remoção de cargueiro em pista de Viracopos falha na primeira tentativa

Avião foi removido da pista do Aeroporto de Viracopos, SP (Foto: Ricardo Custódio / EPTV)Os trabalhos de remoção do avião de carga que está desde as 20h de sábado (13) parado na única pista do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), não tiveram o sucesso esperado na noite de domingo (14). De acordo com a concessionária Aeroportos Brasil, que acompanha a administração do terminal feita pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o peso do cargueiro sobrecarregou a estrutura do equipamento levado de São Paulo (SP) paraCampinas e não foi possível levantá-lo com a ajuda do material inflável.
O objetivo é estabilizar a aeronave para rebocá-la e retirá-la da pista. A estrutura será reforçada para uma nova tentativa nesta segunda-feira, segundo a concessionária. O avião de carga teve problemas no trem de pouso na aterrissagem, quando os pneus estouraram. Ao todo, 70 pessoas trabalham na retirada do cargueiro, entre elas inspetores da Agência Nacional de Aviação Civil, da Infraero e da empresa responsável pela aeronave, a Centurius Cargo. Não há previsão para reabertura da pista.
Os pousos e decolagens só serão liberados novamente após a remoção do cargueiro, limpeza e a manutenção na pista, já que a explosão dos pneus provocou uma fissura no asfalto. Até as 8h, 338 voos haviam sido cancelados, de acordo com balanço da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária.A Azul Linhas Aéreas, responsável por 85% das operações em Viracopos, informou que todos os pousos e decolagens estão suspensos até as 15h, período em que 450 voos da empresa podem ser cancelados, desde a noite de sábado. O G1 tentou contato com a Centurius Cargo, mas até a publicação da reportagem ninguém havia sido encontrado para falar sobre o assunto.
Os passageiros de voos que tinham partidas previstas de Viracopos na manhã desta segunda estão sendo levados de ônibus pelas companhias aéreas para os terminais de Congonhas, em São Paulo (SP), e de Guarulhos(SP). Funcionários das empresas estão os orientando sobre as opções para seguirem viagem. Equipes da Anac e do Procon Campinas foram enviadas para o aeroporto para fiscalizar o serviço prestado aos passageiros prejudicados.
Concessão de Viracopos
Atualmente, o aeroporto está em transição para a iniciativa privada. O projeto de ampliação foi apresentado pela concessionária que venceu o leilão em setembro e anunciou a intenção de antecipar a construção da segunda pista de pouso, inicialmente prevista para 2018.

O processo de transição da operação do aeroporto da Empresa Brasileira de Infraero para a iniciativa privada foi iniciado em 13 de agosto e está dividida em três etapas. Até meados de novembro a operação segue sob responsabilidade da Infraero, mas é assistida pela equipe da concessionária, que está se familiarizando com todos os processos.

Posteriormente, a concessionária assume a operação de Viracopos, com a supervisão da Infraero, por um prazo de 90 dias. Em fevereiro de 2013, a responsabilidade da operação de Viracopos passa a ser exclusiva da iniciativa privada.FONTE G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...