"Ficou tudo novo na geração 2012 dos nossos ônibus, começando pelo powertrain", garantiu Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America, aos jornalistas convidados para a apresentação em primeira mão das novidades da empresa, que estarão na Transpúblico, em São Paulo, de 24 a 26 de agosto. Ele assegurou que a empresa está iniciando a maior sequência de lançamentos de produtos de sua história, que será completada na Fenatran, em outubro, quando os caminhões MAN e Volkswagen estarão em exposição, com as tecnologias Proconve P7.
Em primeiro plano nos Volksbus ficarão os propulsores da Cummins, séries ISF e ISL (tecnologia SCR, de quatro e seis cilindros, para miniônibus, microônibus e chassis rodoviários e articulados) e os motores MAN D08, que equipam três dos oito modelos da nova linha (tecnologia EGR, versões de quatro e de seis cilindros). Caberá à MWM International a tarefa de manufaturar os motores MAN D08 para a linha Volksbus e continuar entregando versões Euro 3 para atender exportações e o aftermarket.
É a primeira vez que ônibus da marca utilizam propulsores da MAN.
Os novos chassis P7, assim como os caminhões que serão lançados em breve, terão acréscimo de 10% a 16% no preço em relação às versões atuais, P5 (Euro 3), em função de inovações tecnológicas. Cortes estima, no entanto, que haverá uma economia de até 5% no consumo de diesel, em volume. Para ele, haverá antecipação de compra de veículos P5 no final do ano, embora haja dúvida sobre a capacidade da cadeia de produção atender eventual avanço significativo da demanda.
O presidente da MAN aposta que haverá diesel limpo para a boa operação dos motores novos. "A Petrobras garantiu que terá o produto disponível, enquanto a ANP enfatiza que tem planos concretos de distribuição", afirmou. Quanto à disponibilidade de Arla 32, agente redutor para limpeza dos gases de escapamento quando a tecnologia adotada é a SCR, parece não haver dúvida: "Nossas concessionárias estarão empenhadas em oferecer Arla 32, fornecida pela Cummins com nossa marca", esclareceu.
Investimentos
A MAN Latin America, vice-líder em vendas de chassis de ônibus no Brasil com pouco mais de 30% do mercado, investiu R$ 300 milhões para reestruturar a linha de veículos comerciais. “Para atender a legislação, bastaria trabalhar na mudança de motores da linha Volksbus. Preferimos criar uma linha renovada, com evoluções tecnológicas que agregam valor”, observou Cortes.
Ele destacou, ainda, o investimento de R$ 85 milhões que está sendo feito pela Maxion, Suspensys e Meritor no parque de fornecedores que começa a ser estruturado ao lado da fábrica de caminhões e chassis de ônibus em Resende, RJ. A iniciativa tem por objetivo abrir espaço nas linhas de montagem, que começarão a produzir também os veículos da marca MAN.
Outro empreendimento é um pátio de veículos, que permite atender estoques estratégicos, como na fase de lançamentos. "É importante termos capacidade para estocar a a produção de 10 a 15 dias", esclareceu Cortes, informando que a fábrica de Resende pode montar 350 veículos por dia.
Os novos chassis de ônibus
VW 5.150 OD
Com motor Cummins ISF de 3,8 litros e sistema SCR, baseado na utilização de ARLA 32, o modelo é indicado para o transporte escolar, shuttle de empresas de turismo e também em auto-escolas, como veículo para formação de condutores. Possui eixo traseiro de rodado simples e alavanca de troca de marchas no painel.
VW 8.160 OD
Adequado para aplicações fretamento e urbana de média densidade, com carrocerias que podem chegar a 8 metros de comprimento, traz motor Cummins ISF de 3,8 litros e caixa de transmissão ZF 5S 420 com alavanca de transmissão posicionada sobre a transmissão. O modelo conta ainda com posicionamento de cockpit desenvolvido para o motorista que exerce também a função de cobrador.
VW 9.160 OD/9.160 OD Plus
Adota motor Cummins ISF de 3,8 litros e sistema de pós-tratamento de emissões SCR, aliado a caixa de transmissão ZF 5S 420 de 5 marchas e as duas opções de eixo traseiro. Segundo o fabricante, o novo sistema de troca de marchas por cabos garante ao veículo maior precisão nos engates e menor esforço. O modelo 9.160 OD conta com entre-eixo de 3900 mm, eixo traseiro Dana e PBT de 8.500 kg. Na versão Plus o veículo conta com entre-eixo de 4300 mm, eixo traseiro Meritor e PBT de 9.200 kg.
VW 15.190 OD
Ideal para o transporte urbano em linhas distribuidoras, operando como midibus ou fretamento de curtas e médias distâncias, tem motor MAN D08 de 4 cilindros. Desenvolvido exclusivamente para a aplicação ônibus, o motor é equipado com dois estágios de sobrealimentação (2 turbocompressores), sistema de injeção Common Rail e tecnologia EGR. A transmissão é a ZF 6S 1010 de 6 velocidades com servo-assistência e transmissão por cabos.
VW 17.230 OD
Suporta operações severas no transporte urbano e atende serviços de fretamento. O motor MAN D08 de 4 cilindros possui dois estágios de sobrealimentação (2 turbocompressores) e Common Rail, utilizando EGR, que dispensa uso de fluidos como Arla 32. O modelo, que incorpora transmissão ZF 6S 1010 de 6 velocidades com servo assistência e transmissão por cabos, será oferecido também na versão V-Tronic, equipado com transmissão automatizada.
VW 17.280 OT
Ideal para as aplicações de fretamento e rodoviário de curta distância e aplicações urbanas com alta demanda de passageiros, é oferecido com piso normal ou piso baixo (low entry). O motor MAN D08 com 6,7 litros, 6 cilindros e 280 cavalos de potência conta com tecnologia EGR. Assim como no modelo 4 cilindros, o modelo conta com dois estágios de sobrealimentação (2 turbocompressores) e sistema de injeção Common Rail. São oferecidas a transmissão mecânica ZF 6S 1010 de 6 velocidades (com servo assistência e cabos) e a automática ZF 6HP 502C, além do modelo V-Tronic (transmissão automatizada).
VW 18.330 OT
A opção rodoviária vem equipada com motor Cummins ISL de 8,9 litros e 330 cavalos de potência, que trabalha com tecnologia SCR e utiliza ARLA 32 (AdBlue) para atender os limites de emissões P7. A transmissão é a Eaton FSBO 9406 AE com servo assistência e o modelo apresenta retarder Voith VR 123 como opção.
VW 26.330 OTA
Com um protótipo apresentado à imprensa especializada em novembro de 2010 durante a feira Fetransrio no Rio de Janeiro, o Volksbus articulado apresenta as inovações tecnológicas comuns a todos os veículos da linha e inaugura um novo nicho de atuação para os chassis da marca.
Dotado de uma articulação leve, com 18,6 metros de comprimento, o produto promete relação custo-benefício diferenciada com o novo motor Cummins ISL de 8,9 litros e a transmissão ZF Ecolife. Os detalhes construtivos sugerem aplicações de alto volume, como em corredores troncais e sistemas BRT.
História de 18 anos
A MAN Latin America entrou no mercado de ônibus em 1993 com o modelo VW 16.180 CO, que marcou o nascimento da linha Volksbus. Logo em seguida a marca ingressou no mercado de micro-ônibus, com o modelo VW 8.140 CO. Desde então a linha recebeu diversos atributos tecnológicos, como a versão V-Tronic dos modelos urbanos 17.230 EOD e 17.260 EOT.
Os ônibus Volkswagen dobraram a participação de mercado entre 1997 e 2010. De janeiro a junho deste ano, foram emplacados 5.415 chassis da marca, o que representa uma participação de 33,3% de mercado e um aumento de 54% no volume de vendas em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2010, a marca se manteve na vice-liderança brasileira com 7.523 chassis emplacados e uma participação de 26,5% de mercado.
Em caminhões, a MAN é líder em vendas no Brasil há oito anos consecutivos. Até junho foram emplacados 25.220 caminhões da marca, com uma participação 30,6% de mercado. O número representa um avanço de 25% nas vendas em relação ao período janeiro- junho do ano passado. A montadora fechou o ano de 2010 com 45.318 caminhões emplacados e 29,1% de participação no mercado.
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