domingo, 8 de setembro de 2013

Infraero desiste de novo terminal em Confins e fará "puxadinho".

A Infraero, estatal que controla os aeroportos brasileiros, não vai mais construir um terminal que ampliaria em 5,8 milhões de passageiros a capacidade anual do Aeroporto de Confins, na Grande Belo Horizonte.

O projeto, que constava na Matriz de Responsabilidades da Copa do Mundo de 2014 desde janeiro de 2010, dentro de um um conjunto de obras orçado em R$ 100 milhões, foi abandonado após duas tentativas fracassadas de licitação feitas pela Infraero no fim do ano passado, quando a estatal não conseguiu contratar nenhuma construtora para executar a obra pelo preço desejado pela companhia aeroportuária.

Assim, a obra, que tinha conclusão prevista para outubro deste ano, foi substituída por outro projeto, mais modesto, de construção de um "terminal remoto", feito com instalações provisórias (apelidado de "puxadinho"), aproveitando a estrutura já existente do terminal de aviação geral, com capacidade para 3,9 milhões de passageiros por ano.O edital de licitação foi publicado no último dia 12. Os envelopes com as propostas deverão ser abertos no dia 25 de abril. A previsão da Infraero é a de que a empreitada termine em fevereiro de 2014, a tempo de o terminal ser colocado em uso até a Copa, que começa em junho de 2014.

Por se tratar de uma contratação realizada no modelo de RDC (Regime Diferenciado de Contratações), no qual não há valor previsto para a obra, as concorrentes fazem as propostas baseadas em cálculos próprios e vence quem apresentar o menor orçamento. Nas duas licitações fracassadas do ano passado, para o terminal de maior porte, os valores apresentados foram de R$ 79 milhões a R$ 141 milhões.

O Aeroporto de Confins está na lista dos que serão entregues à iniciativa privada através de contratos de concessão feitos pelo governo federal. É com essa perspectiva que a Infraero trabalha para justificar a substituição de projetos.

"A decisão ocorreu em virtude da futura concessão do Aeroporto de Confins à iniciativa privada. No lugar desse empreendimento, a Infraero optou por construir um terminal remoto, de menor porte, para adequar a capacidade e demanda até 2017, liberando o futuro concessionário para elaborar seu próprio planejamento", informa nota da estatal enviada ao UOL Esporte.

Ocorre, porém, que a perspectiva de conceder a administração do terminal de Confins à iniciativa privada já existia quando as tentativas frustradas de licitação da obra do Terminal 3 aconteceram, e nada mudou no planejamento federal desde então.

Ainda de acordo com a Infraero, a terminal provisório que será construído "contará com infraestrutura completa para o atendimento aos passageiros, como área para check-in, salas de embarque e desembarque, banheiros e sistema informativo de voos".

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