quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Volvo apresenta à Emdec ônibus híbrido, que combina eletricidade e diesel.

Foto: Veículo é testado | Crédito: DivulgaçãoA Volvo apresentou ao secretário de Transportes, Sérgio Benassi, presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) o ônibus híbrido desenvolvido no Brasil pela marca para atender países da América Latina.

 
Trata-se do modelo B215RH, criado para sistemas BRT (Bus Rapid Transit), com a novidade de ser menos poluente e funcionar com ruído zero em velocidades abaixo de 20km/hora. Técnicos e diretores da Emdec acompanharam a apresentação e, depois, todos foram testar o veículo nas ruas de Campinas.

 
O modelo utiliza carroceria Caio Millennium e combina um motor elétrico a um diesel, que funcionam paralelamente. O maior diferencial da nova tecnologia é que os dois motores são utilizados para empurrar o ônibus, enquanto os projetos anteriores utilizavam o motor a diesel apenas como gerador de energia.

 
A Volvo informou que a nova tecnologia aplicada reduz o consumo de combustível em até 35% e que há diminuição de 90% na emissão de poluentes. O motor elétrico não emite ruídos e funciona no momento que está em baixa velocidade ou quando o ônibus está parado. Nestas situações o motor elétrico alimenta os sistemas, sem emitir gases nocivos e ruídos.

 
Tanto os freios quanto o próprio motor à combustão são usados para recarregar as baterias do sistema elétrico. Com a propulsão elétrica, a unidade à diesel pôde ser de menor tamanho, além disso, funções auxiliares como compressor de ar e bomba hidráulica, são feitas por motores elétricos.

 
Trinta ônibus destes já estão sendo utilizados em Curitiba. Outros sete veículos deverão ser utilizados na cidade de Foz do Iguaçú, no Parque que leva turistas às Cataratas do Iguaçú.Testes em outras cidades também estão nos planos da fabricante.

 
O comprimento da carroceria é de 13m e tem capacidade para transportar 93 passageiros. As poltronas, em plástico injetado, seguem o mesmo padrão dos outros modelos Millennium BRT que, segundo a fabricante, oferecem mais conforto para os passageiros.

 
A carroceria também possui o sistema Multiplex que permite o maior controle por parte do motorista, informando dados de consumo, desempenho e inclinação para o condutor em tempo real.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...