sexta-feira, 25 de abril de 2014

Coreia do Norte prepara novo teste nuclear.

Presidente dos EUA, Barack Obama, desembarca do Air Force One na Base Aérea de Osan, na Coreia do Sul. (Foto: Jim Watson / AFP Photo)A Coreia do Norte prepara um quarto teste nuclear, informou nesta sexta-feira (25) um centro americano de estudos especializado no país asiático, no momento da visita do presidente Barack Obama à vizinha Coreia do Sul.
Imagens obtidas por satélites há dois dias mostram um aumento das atividades no sítio de Punggye-ri, onde Pyongyang realiza seus testes nucleares, e estariam vinculadas "provavelmente à preparação de uma nova detonação atômica", diz o instituto americano-sul-coreano da Universidade Johns Hopkins.
Esta semana, Seul detectou no mesmo sítio sinais de preparação para um teste nuclear, que poderia ser realizado durante a visita de 48 horas de Obama à Coreia do Sul.O presidente americano chegou nesta sexta à capital sul-coreana, procedente de Tóquio, em mais uma etapa de seu giro asiático, que o levará ainda à Malásia e Filipinas.
A análise das imagens sugere um claro aumento da atividade - com a presença de mais veículos, transporte de materiais e etc - nas entradas dos dois túneis de acesso ao local das três primeiras explosões subterrâneas, revela o instituto em seu site, "38 North".
A Coreia do Norte já executou três testes nucleares: em outubro de 2006, em maio de 2009 e em fevereiro de 2013, ações proibidas pela ONU e que, em cada uma dessas ocasiões, provocou um aumento das sanções internacionais contra o país asiático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...