quinta-feira, 21 de março de 2013

Helicóptero AS350 Esquilo se consolida como o mais utilizado em missões governamentais em todo o mundo.

Com mais de 35 anos de produção mundial e 33 anos no Brasil, o helicóptero AS350 Esquilo, em suas diversas versões, consolidou-se como a aeronave mais utilizada por todas as Instituições governamentais que operam helicópteros, através de seus grupamentos aéreos policiais civis e militares, corpo de bombeiros, defesa civil, além de outras instituições como o IBAMA, consagrando-se como “ o helicóptero monoturbina multimissão de segurança pública” em todo o mundo. 

Considerando todos os segmentos de mercado, o Esquilo já contabiliza mais de 22 milhões de horas voadas pelas suas quase 5.000 unidades vendidas em mais de 90 países. 

No Brasil, sua vocação de aeronave de uso público foi marcada já pela primeira unidade produzida, em 1978, adquirida pela Marinha do Brasil e até hoje em atividade, realizando as mais diferentes missões como aquelas desempenhadas pela Força na Antártida. O Exército, outro operador do Esquilo com mais de 30 unidades, já ultrapassou as 100.000 horas de vôo, também em diferentes missões em todas as regiões do país. 

No segmento policial, o primeiro operador de Esquilo foi a Polícia Civil do Rio de Janeiro, que iniciou suas operações em setembro de 1980, contando hoje mais de 30 anos de atividade com este equipamento. 

Já o maior operador governamental brasileiro é o Grupamento de Radiopatrulha Aérea João Negrão, da Polícia Militar de São Paulo, que conta com 21 unidades do Esquilo. Uma de suas aeronaves está atualmente sendo modernizada na oficina da Helibras em Itajubá. 

“O AS350 Esquilo tem sido uma ferramenta imprescindível para a Polícia Militar de São Paulo, por suas características de versatilidade na operação, garantindo sua utilização em todas as regiões do Estado, inclusive nas grandes cidades, com rápida resposta para as mais diversas missões”, avalia o Comandante da unidade, Ten Cel PM Marco Antonio Severo Silva. “Sua versatilidade na operação foi decisiva para a expansão do Grupamento ao criar 10 bases no interior do Estado. Hoje, cada um dos 41 milhões de cidadãos paulistas tem 1 Águia a 15 minutos de vôo para socorro, seja para resgate ou para ação policial”, completa. 

O Esquilo mais voado em todo o Brasil também encontra-se desempenhando missões de resgate pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina e SAMU SC. Trata-se do PT-HLU, o “ARCANJO-01”, que já soma mais de 26 mil horas de voo, executadas tanto para clientes do mercado civil como governamental. 

“A parceria do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina com o SAMU no Estado, alugando esta aeronave, trouxe grandes benefícios para toda a população catarinense, pois conseguimos dar agilidade aos resgates através de deslocamentos rápidos e seguros para todas as regiões de nosso estado. Isso nos permitiu atingir 1.000 atendimentos, com 944 pessoas socorridas em apenas 18 meses de atividades”, avalia o Ten Cel BM Edupércio Pratts, Comandante do BOA/CBMSC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...