sábado, 16 de março de 2013

Scania entrega ônibus para Fabet iniciar formação de motoristas para transporte de passageiros.


Um motorista de ônibus treinado pode reduzir 15% de consumo de combustível, aumentar em 10% a vida útil dos pneus e diminuir em 47% o número de sinistros. Os dados são da Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (Fabet) que acaba de receber da Scania um ônibus que será utilizado em seu primeiro curso de Formação de Motoristas para o Transporte Rodoviário de Passageiros.
O veículo é um K 310 4×2 de carroceria Comil Campioni, com tecnologia Euro 5 e câmbio Confort Shift. A primeira turma do curso começa no dia 15 de abril e estão disponíveis 25 vagas. A Scania, principal parceira institucional da Fabet, também disponibiliza 30 caminhões pedagógicos que são utilizados para aulas práticas na formação de novos motoristas.
De acordo com Wilson Pereira, gerente executivo de vendas de ônibus da Scania do Brasil, hoje as empresas enfrentam dificuldades para contratar profissionais e o curso ajudará a diminuir essa carência no mercado. “Os condutores de ônibus necessitam de treinamento qualificado porque transportam um bem precioso: vidas”, acrescenta.
Gustavo Andrade, representante da Scania na Fabet e conselheiro deliberativo da entidade, explica que o transporte de passageiros envolve uma questão logística diferente se comparada ao caminhão e que a parceria vai qualificar ainda mais os profissionais com um conteúdo adaptado para esse segmento.
“A Scania tem grande preocupação em relação à segurança nas estradas e com a formação de motoristas. Nosso ônibus será uma ferramenta pedagógica para incentivar a condução defensiva”, conclui Andrade.
Curso
O curso levou dois anos para ser desenvolvido e possui carga horária total de 336 horas. O objetivo é formar profissionais que conheçam a parte técnica, mas também tenham um comportamento adequado e dirijam de forma econômica e defensiva.
Dentre as disciplinas oferecidas, estão equilíbrio emocional, legislação, desenvolvimento interpessoal, gestão da qualidade, segurança e comodidade do passageiro, custos no transporte de passageiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...