sábado, 30 de março de 2013

No Recife, famílias aproveitam feriado de bicicleta, na ciclofaixa móvel.


 O sol que apareceu no Recifenesta Sexta-feira da Paixão (29) incentivou famílias a saírem de casa para pedalar. Aproveitando a ciclofaixa móvel que funciona nesta sexta - e também vai funcionar no domingo (31) - pais e filhos pedalaram por ruas do centro e também das Zonas Norte e Sul da capital pernambucana.
A professora Adriana Lima escolheu o roteiro do Parque da Jaqueira até o Marco Zero, no bairro do Recife, para pedalar com a filha, Bruna, de nove anos. Animada, Bruna conta que já fez outros percursos com a família. "Já andei pela Madalena e fui também até Boa Viagem. Acho que aguento até o Marco Zero", conta a menina.
Adriana defende que o apoio dos pais é essencial, até para uma questão de saúde. "É bom aproveitar o feriado de Páscoa, andar com as crianças pela rua para incentivar o uso da bicicleta. Espero que ela aguente, vamos incentivando que eles andem cada vez mais, para ter uma boa saúde", pondera a professora.
Pequeno Artur já passeia todo equipado com o pai. (Foto: Reprodução / TV Globo)Pequeno Artur já passeia todo equipado com o pai.
(Foto: Reprodução / TV Globo)
O analista de sistemas Hugo Gomes utiliza a bicicleta com frequência. Atento às medidas de segurança, põe o capacete até no filho, Artur, de um ano e quatro meses. "Ele está acostumado, por ir para a escola de bicicleta, mas hoje está curtindo mais. Para ir para a escola, a gente às vezes tem que empurrar, passar pela calçada. Fora do dia da ciclofaixa, ainda é muito perigoso", explica Gomes.
É importante que a cadeirinha utilizada para levar as crianças para passear sejam proporcionais ao tamanho delas, para que não quebrem, alerta o coordenador do projeto Bike Angel, Ênio Paiva. "Existem vários tipos de cadeirinha, o importante é que a criança fique confortável", destaca. Além disso, é importante utilizar alguns equipamentos de segurança. "Recomenda o uso de duas coisas essenciais, que não são exigidas por lei. As luvas, porque em uma eventual queda, a primeira coisa que você apoia no chão é a mão; e o capacete, que também é importante", diz o coordenador.
A ciclofaixa móvel funciona das 7h às 16h. Os ciclistas poderão circular dentro do percurso numa velocidade permitida de 20 km/h. E os condutores de veículos terão a velocidade máxima reduzida para 40 km/h nas vias onde as ciclofaixas funcionam. E também fica proibido o estacionamento nas faixas destinadas ao passeio ciclístico.
O funcionário público Rildo de Melo fez o mesmo percurso da família da professora Adriana, porém ainda tem algumas observações sobre a ciclofaixa. "Está bem estruturada, mas acho que falta só um pouquinho de atenção de quem está levantando a bandeira. Às vezes, a gente mesmo que tem que olhar o sinal", afirma o funcionário público.A Companha de Trânsito e Transporte Urbano colocou agentes e guardas municipais orientando motoristas e ciclistas durante todo o período de funcionamento, até as 16h. “Nós indicamos rotas alternativas, como seguir pelo bairro da Madalena para quem vem da Zona Norte e, quem sai da Zona Sul, seguir pela Imbiribeira. Tudo para garantir segurança ao ciclista, pedestre e motorista”, explica Francisco Irineu, gerente de Educação para o Trânsito, da CTTU.

Irineu reforça ainda a importância dos monitores colocados ao longo das faixas. "A função deles é garantir a passagem de lado da via, e a segurança do ciclista, que deve obedecer. Esse trabalho é todo para a gente entender que as vias devem ser compartilhadas também com os veículos não motorizados, é um trabalho educativo", afirma o gerente, lembrando ainda que skatistas e corredores não devem utilizar o espaço.
Quem não tiver bicicleta pode alugar - basta fazer o cadastro pelo site do projeto, e pagar um valor de R$ 5. Há três estações de aluguel: Jaqueira, Recife Antigo e Pina, cada um com 20 bicicletas.
Bicicletas do PortoLeve
O serviço de aluguel de bicicletas da PortoLeve, projeto do Porto Digital, funcionará normalmente nesta sexta (29), no sábado (30) e domingo (31), das 06h às 22h. São dez estações, que servem para que o usuário do serviço possa se locomover em pequenas e médias distâncias no centro e Zona Norte do Recife. Para utilizar as bicicletas, o interessado deve fazer um cadastro no site da PortoLeve, onde há todas as informações de acesso às bicicletas, e pagar uma assinatura mensal de R$ 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...